EnglishEspañolPortuguês

Poder Executivo assume canil municipal de Ijuí (RS)

26 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Nessa terça-feira, 26, o Poder Executivo assume oficialmente o Canil Municipal em Ijuí (RS). A informação foi oficializada ao Ministério Público no final da tarde dessa segunda-feira, 25, por meio de documento endereçado à promotora Diolinda Hannush.

Segundo o prefeito em exercício, Bira Teixeira, nos últimos dez dias, o Município de Ijuí, por intermédio de seus funcionários, efetuou o levantamento do número de animais existentes junto ao Canil Municipal, bem como efetuou a pesagem e análise preliminar quanto ao estado clínico dos animais lá existentes. Atualmente existem no local 146 animais, e o relatório detalhado quanto ao levantamento efetuado está sendo confeccionado pelo médico veterinário Ortiz Schroer Junior e será encaminhado à Promotoria.

Segundo o ofício, inicialmente serão implementadas melhorias estruturais no canil, e serão criados programas contendo rotinas diárias de higienização do local. Quanto à  alimentação dos animais, o ofício dá conta de que, “após o levantamento efetuado no número de cães existentes junto ao canil, bem como da pesagem efetuada e da análise clínica preliminar, os cães serão tratados exclusivamente com ração, sendo que a quantidade de alimento a ser fornecido dependerá justamente do peso e estado de saúde de cada animal”. Todos os cães serão vacinados contra a raiva e leishimaniose e, posteriormente, por meio “de levantamento clínico detalhado, haverá a identificação das patologias porventura existentes nos animais com a consequente identificação da gravidade de tais patologias e o consequente encaminhamento dos procedimentos necessários”. O Município também dotará o local de um ambulatório.

O prefeito em exercício destaca que, após esses procedimentos, será organizado o plano de controle reprodutivo dos animais, seja por meio da castração, seja por meio da aplicação de contraceptivos.

Fonte: Rádio Progresso

Você viu?

Ir para o topo