EnglishEspañolPortuguês

Não pode adotar? Ajude animais abandonados de outra maneira

25 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Muitos animais são abandonados diariamente e apesar de terem a compaixão de outras tantas pessoas, adotar um cão ou gato não é uma tarefa fácil. Assim como um filho, é preciso se planejar e ter condições mínimas para criá-lo. Eles também precisam ser vacinados e alguns necessitam de cuidados especiais.

Enfim, além de todo o carinho é preciso arcar com as consequências de uma adoção. Mas, mesmo aqueles que não podem manter um bichinho em casa, podem ajudar de outras formas. Veja como:

Doe ração, acessórios e remédios veterinários

As ONG’s sempre precisam destes itens para alimentar e cuidar dos animais. Como nem sempre a ajuda é suficiente, criar o hábito de fazer doações destes produtos e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo é uma ótima forma de ajudar.

Acessórios, como coleiras (mesmo que usadas), roupinhas e cobertores também ajudam muito. Remédios só são aceitos se, logicamente, estiverem dentro do prazo de validade.

Ajude com dinheiro

Para quem não tem nada em casa para doar, nem tem ideia do que a instituição precisa, uma opção é reservar uma quantia de dinheiro, mesmo que pequena, para um depósito bancário a uma ONG’s de confiança. Elas certamente farão bom uso do dinheiro, mas se tiver dúvidas acompanhe o trabalho da instituição.

Divulgue nas redes sociais

Nem todos podem ajudar financeiramente, porém a divulgação via redes sociais é algo bastante acessível. A internet é uma ferramenta poderosa para encontrar lares para os animais, por exemplo. Em apenas um clique no Facebook, você compartilha a imagem de um animal e já faz a sua boa ação do dia.

Seja um tutor provisório

Diversas ONGs precisam de lares temporários. Isso acontece quanto há superlotação nas unidades. A solução encontrada por tais instituições foi cadastrar “tutores temporários”. O interessado se inscreve no site, passa por entrevistas e vistorias e assim mostra que tem condições de cuidar do animal por um tempo limitado. Em alguns casos, os tutores acabam se apegando tanto ao animal que os adota definitivamente.

Divulgue notícias de maus-tratos e de animais perdidos

Divulgar as fotos de crimes de maus-tratos funciona. Prova disso, é o caso da enfermeira que agrediu um cãozinho da raça Yorkshire até a morte. O vídeo teve tantos acessos que chegou às autoridades e a agressora foi punida. Outra situação comum é aparecer na timeline do Facebook imagens de animais perdidos. Neste caso, compartilhar para seus amigos a foto também pode ajudar, pois quanto mais a informação se espalha mais chances têm chances de chegar a alguém que viu o animal perdido. Ajude também assinando petições contra abusos.

Socorra animais doentes na rua

Assim como seres humanos, os animais também precisam que prestem socorros. Eles são ainda mais dependentes de cuidados humanos.  Leve-o ao hospital, sendo um animal abandonado é provável que cobrem menos. Depois espalhe cartazes divulgando que encontrou o animal, se o tutor não aparecer, procure uma ONG ou doe a um amigo interessado.

Fonte: Consumidor Moderno

Você viu?

Ir para o topo