EnglishEspañolPortuguês

Vírus mortal de panleucopenia felina espalha-se em ilha do Havaí

25 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post

Uma epidemia de um vírus mortal está se espalhando na ilha havaiana de Maui, deixando as autoridades preocupadas com a população de gatos local. Pelo que dizem os especialistas, é a primeira vez que a doença é encontrada no estado. As informações são do Huffington Post.

Oito casos do vírus da panleucopenia felina foram confirmados desde maio, segundo relato da Dra. Miyo Miyasaki-Kim ao The Huffington Post. Miyasaki-Kim é diretora de serviços veterinários da Maui Humane Society. No entanto, ela disse que há muitos outros casos, que não foram registrados oficialmente.

A panleucopenia, que costuma ser popularmente conhecida como cinomose felina, é altamente contagiosa e letal, e ataca as células sanguíneas do gato. Filhotes são particularmente suscetíveis, mas adultos não vacinados também têm alto risco de contrair a doença. Devido à rapidez com que tende a se espalhar, o vírus – que existe há muito tempo no continente e por todo o mundo – pode evoluir dentro de pouco tempo a um nível epidêmico.

Quando o primeiro caso foi notificado por um veterinário na área rural de Maui, havia uma possibilidade de conter o vírus, de acordo com Miyasaki-Kim. “Nós esperávamos contê-lo com uma campanha de vacinação em massa”, disse ela. Mas com o mais recente caso em julho, em uma área altamente populosa no centro de Maui, “não há mais maneiras de se conter”.

A política rigorosa do Havaí sobre a importação de animais e a prática da quarentena são as razões mais prováveis pelas quais o vírus não foi diagnosticado antes.

“Nós achamos que isso é algo muito novo. Em 35 anos de prática e 18 anos no abrigo, eu nunca tinha visto casos desse vírus até então”, conta Miyasaki-Kim, que também consultou outros veterinários em Maui e a Hawaiian Humane Society em Honolulu, e todos eles também afirmaram não ter diagnosticado o vírus anteriormente.

O vírus da Panleucopenia é particularmente resistente, e por esse motivo a vacinação é encorajada. “O vírus pode sobreviver por um ano ou mais”, explica Miyasaki-Kim. “Você pode carregá-lo para casa em seus sapatos. Não vale a pena dar chance e não vacinar”.

A boa notícia é que a vacina é considerada altamente efetiva. Como parte de uma resposta de emergência para vacinar rapidamente os gatos da área, a Maui Humane Society está realizando clínicas de vacinação. Até agora, mais de 280 gatos receberam a vacina nessas clínicas.

Contudo, a Dra. Miyasaki-Kim disse que a melhor coisa a se fazer é levar o gato para um veterinário onde um exame físico, com todas as vacinas necessárias, possa ser administrado. A vacina contra a panleucopenia é incluída na vacinação padrão que qualquer animal deve receber em um cuidado veterinário regular.

Mesmo para os que não residem no Havaí, esse é um grande lembrete sobre a importância do hábito de se levar os animais para um check-up em um veterinário, no mínimo uma vez por ano.

Você viu?

Ir para o topo