EnglishEspañolPortuguês

Vários animais são encontrados mortos em Tubarão (SC)

25 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução Jornal Notisul
Foto: Reprodução Jornal Notisul

A maioria dos moradores da comunidade do Andrino, em Tubarão, possui animais domésticos e está preocupada com o número de cachorros e gatos mortos nos últimos dias. A quantidade total ainda não foi contabilizada, mas passa de 20 e chamou a atenção de quem transita pela Rua Andrino Sales Borges, a principal do bairro São Clemente. Conforme reportagem do jornal Notisul, em diversas esquinas e até mesmo em terrenos particulares há cães e gatos mortos.

“Cada passo que eu dava eu encontrava um cachorro morto ou em agonia, situação que presenciei até chegar à minha casa, próximo à Igreja São Brás, na localidade”, conta o morador Marcelo Borges, indignado com a situação.

“Acredito que os animais foram vítimas de envenenamento, porque pude perceber que a maioria morreu após comer algo. Imagens que me chocaram, muito! Talvez eu tenha visto mais de doze animais”, enumera Marcelo, que completa ao informar que cuida, em sua casa, de vários cachorros que encontra na rua.

Conforme o administrador do centro de controle de zoonoses da Cidade Azul, José Carlos Lopes, responsáveis pela secretaria de infraestrutura da prefeitura irão recolher ainda hoje os corpos dos animais e levar até o centro para análises. “Faremos alguns exames para saber se a causa foi mesmo por envenenamento. Se for constatado esta causa, medidas serão tomadas e os devidos encaminhamentos para que seja realizada uma investigação serão protocolados”, explica José Carlos.

Ele ainda informa que os corpos, depois de examinados, serão encaminhados à incineração, em Lages.

Legislação

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo artigo 32, da lei federal número 9.605, de 1998, na Lei de Crimes Ambientais, com pena prevista de detenção de três meses a um ano e multa. Já o artigo 164 do Código Penal é de detenção de 15 dias a seis meses para abandono de animais.

Fonte: SulinFoco

Você viu?

Ir para o topo