EnglishEspañolPortuguês

Coruja resgatada em caixa d' água recebe lições de voo em Itajaí (SC)

26 de julho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Monica Macedo/Refúgio das Aves/Divulgação
Foto: Monica Macedo/Refúgio das Aves/Divulgação

A corujinha Fafá, resgatada em maio pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) em uma caixa d`água a 30 metros de altura, dentro de um terminal portuário, está dando os primeiros passos – ou bater de asas -rumo à liberdade. A ave, que já ganhou uma elegante plumagem, está sendo treinada no Refúgio das Aves, em Itajaí, e já arrisca seus voos.

O trabalho é longo e cuidadoso. Ligia Jahn, que coordena a instituição, diz que a proximidade da corujinha com humanos, logo nas primeiras semanas de vida, fez com que ela ficasse mais dependente. O objetivo, agora, é fazer com que ela se adapte à vida selvagem.

O treinamento começou há 10 dias, sob responsabilidade da bióloga Mônica Emília de Macedo. Fafá é estimulada a voar e, em breve, vai também caçar o próprio alimento. A corujinha estará pronta para ser solta quando chegar a cinco minutos de voo sem cansaço e tiver habilidade em manobras – o que, segundo Lígia, ainda deve demorar três meses.

O ninho onde estava Fafá, a 30 metros de altura, precisou ser retirado porque a estrutura estava condenada e tinha que ser demolida. A corujinha estava prestes a deixar o ninho e a mãe já havia se afastado – quando os bebês estão maduros, a coruja-mãe aparece apenas uma vez por dia para alimentá-lo, até que ele esteja pronto para voar. Por isso, os técnicos optaram por levar a pequena coruja para receber os cuidados necessários

Fonte: Guarda-Sol

Você viu?

Ir para o topo