ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Sustentabilidade

Selo para óleos de palma certifica empresas contrárias à destruição de lar dos orangotangos

25 de fevereiro de 2013 às 6:00

Por Robson Fernando de Souza e Eliane Soares (da Redação)

Selo da RSPO para produtos com óleo de palma de origem sustentável comprovada. Foto: IBD Certificações

Com o crescimento da consciência global sobre o desmatamento de florestas na Indonésia, onde vivem os famosos orangotangos, por causa da produção de óleo de palma, um selo vem premiando as empresas que se comprometeram a não comprar mais o óleo de origem indonésia e a obtê-la de outras fontes que prezem pela sustentabilidade. Trata-se do selo RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil – Mesa-redonda do óleo de palma sustentável), que indica que o óleo foi obtido de fontes que não são envolvidas com destruição ambiental.

Segundo informações repassadas, até 2014 ou 2015 todas as empresas que utilizam esse óleo deverão contar com a certificação, acabando com o ciclo de desmatamento pelo agronegócio da palma na Indonésia. Também foi repassada a informação de que a multinacional de hipermercados Carrefour pretende retirar de todas as suas filiais os produtos de empresas que não tiverem o selo.

Produtores do Brasil, Colômbia, América Central, África e Ásia, incluindo a própria Indonésia, vêm buscando a sustentabilização de sua produção de óleo de palma. E empresas como a Native e a Jasmine já utilizam óleo de palma de fontes sustentáveis, havendo pressão para que outras empresas também passem a ter o compromisso de evitar a obtenção desse óleo de fontes desmatadoras.

Com a medida, é renovada a esperança na sobrevivência dos orangotangos e outras espécies ameaçadas, pelo fim do desmatamento na Indonésia.

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Anderson Furlan

anderson furlan

Durante muito tempo estive preso em uma armadilha montada por séculos de tradição aristotélica e impulsionada pelos desv

Anderson Furlan
Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Cynthia Howlett

Cynthia

O amor que tenho pelos animais veio da minha mãe, e minha filha ja demontra esse mesmo amor incondicional pelos bichos.

Cynthia Howlett
Jornalista e apresentadora

Jornalista e apresentadora

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: