ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Sustentabilidade

Selo para óleos de palma certifica empresas contrárias à destruição de lar dos orangotangos

25 de fevereiro de 2013 às 6:00

Por Robson Fernando de Souza e Eliane Soares (da Redação)

Selo da RSPO para produtos com óleo de palma de origem sustentável comprovada. Foto: IBD Certificações

Com o crescimento da consciência global sobre o desmatamento de florestas na Indonésia, onde vivem os famosos orangotangos, por causa da produção de óleo de palma, um selo vem premiando as empresas que se comprometeram a não comprar mais o óleo de origem indonésia e a obtê-la de outras fontes que prezem pela sustentabilidade. Trata-se do selo RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil – Mesa-redonda do óleo de palma sustentável), que indica que o óleo foi obtido de fontes que não são envolvidas com destruição ambiental.

Segundo informações repassadas, até 2014 ou 2015 todas as empresas que utilizam esse óleo deverão contar com a certificação, acabando com o ciclo de desmatamento pelo agronegócio da palma na Indonésia. Também foi repassada a informação de que a multinacional de hipermercados Carrefour pretende retirar de todas as suas filiais os produtos de empresas que não tiverem o selo.

Produtores do Brasil, Colômbia, América Central, África e Ásia, incluindo a própria Indonésia, vêm buscando a sustentabilização de sua produção de óleo de palma. E empresas como a Native e a Jasmine já utilizam óleo de palma de fontes sustentáveis, havendo pressão para que outras empresas também passem a ter o compromisso de evitar a obtenção desse óleo de fontes desmatadoras.

Com a medida, é renovada a esperança na sobrevivência dos orangotangos e outras espécies ameaçadas, pelo fim do desmatamento na Indonésia.

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Heródoto Barbeiro

herodoto

Uma agência como a ANDA é muito importante para que nós jornalistas de uma maneira geral possamos receber pautas e desen

Heródoto Barbeiro
Jornalista

Jornalista

Flávia Lippi

braços abertos

De todas as violências que sofremos, as que cometemos com mais frequência são as que cometemos contra nós mesmos. Nessa

Flávia Lippi
Jornalista, empresária e empreendedora social

Jornalista, empresária e empreendedora social

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: