EnglishEspañolPortuguês

Projeto de lei que proíbe rodeios em Petrópolis (RJ) aguarda sanção do prefeito

24 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
São necessários instrumentos como espora e sedém (uma tira de ouro que aperta a virilha) para que o boi pule e faça o espetáculo (Foto: Divulgação)
São necessários instrumentos como espora e sedém (uma tira de couro que aperta a virilha) para que o boi pule e faça o espetáculo (Foto: Divulgação)

A possibilidade de uma etapa do rodeio de Barretos ser realizada este ano em Petrópolis levou a ONG AnimaVida a se mobilizar para aprovar um projeto de lei na Câmara Municipal. Encampada pela vereadora Gilda Beatriz, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos membros da casa no início do mês, e agora aguarda a sanção do prefeito Rubens Bomtempo, o que deve ocorrer no prazo de 30 dias.

Ana Cristina Ribeiro, fundadora e coordenadora de atividades da AnimaVida, luta contra a realização de rodeios na cidade desde 2005, quando a Exposição Agropecuária ainda contava com esse tipo de evento. Na época, ela ganhou uma ação pública contra o município, proibindo o uso de ferramentas de tortura nos animais. Agora, porém, a intenção é coibir de vez a prática.

— Em Friburgo e Juiz de Fora, rodeios já são proibidos. Nós temos que avançar também — diz Ana Cristina.

Segundo ela, além de aprovar a lei, é necessário fazer uma fiscalização constante.

— Muitas pessoas veem só o espetáculo, e não sabem o que acontece nos bastidores. As esporas, necessárias para que o boi pule, causam lesões no animal; o sedém, tira de couro que aperta a virilha, é outra tortura desmedida. Geralmente, quem percebe todos esses maus-tratos passa a não compactuar com esse tipo de festa — conta ela.

A prefeitura sinaliza que Bomtempo está inclinado a aprovar o projeto, que chegou às suas mãos na última segunda-feira, dia 14 de julho.

Fonte: O Globo 

 

Você viu?

Ir para o topo