EnglishEspañolPortuguês

Polícia Ambiental apreende 8 kg de carne de capivara em Jandaia do Sul (PR)

24 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Durante a “Operação 3 Planaltos”, desencadeada em todo o estado paranaense, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu, por meio de suas cinco Companhias, 22 armas de fogo, munições de diversos calibres, 8 Kg de carne de capivara, 25 pássaros silvestres, 190 metros de rede e embalagens de agrotóxicos. Nas ações 15 pessoas foram presas. De acordo com a porta-voz do BPMA, tenente Thaís Becker Lovato, esta foi uma das maiores apreensões de armas feitas pelo BPMA durante este tipo de operação que é desencadeada periodicamente.

No decorrer da operação as equipes da 1ª companhia apreenderam, na Represa do Capivari e Paranaguá, três armas de fogo, sendo duas espingardas calibre 20 e outra calibre 36, além de materiais utilizados para a pesca predatória. Nesta ação duas pessoas foram presas.

Na cidade de Jandaia do Sul, os policiais da 2ª Companhia, em cumprimento a mandado, efetuaram a apreensão de cinco espingardas, um revolver calibre 38, munições de diferentes calibres, apetrechos para recarga de munições, materiais para caça e 8 Kg de carne de capivara. Na ação três pessoas foram presas. Em Cianorte a 3ª Companhia apreendeu duas espingardas.

As equipes da 4ª Companhia efetuaram a prisão de duas pessoas, um por posse irregular de arma de fogo e outra por pesca predatória. Nestas ações, que ocorreram em Guarapuava, uma carabina calibre 22 e 190 metros de rede foram apreendidos.

Os policiais da 5ª Companhia deram cumprimento a cinco Mandados de Busca em Apreensão na cidade de Nova Aurora e atendimento a nove ocorrências de caráter ambiental nos municípios de Toledo, Cascavel e Quedas do Iguaçu. As ações resultaram na prisão de oito pessoas, a apreensão de 10 armas de fogo, 576 munições de diferentes calibres, 98 embalagens de agrotóxicos classe III e IV, os quais são potencialmente tóxicos ao MEIO AMBIENTE e foram localizados jogados diretamente em contato como o solo e expostos ao clima.

Nas ações os policiais ambientais também apreenderam 25 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro, espécies como canário-terra, azulão e trinca-ferro, além de localizar duas carnes de Paca (Cunniculus paca) que estavam congeladas. Segundo o capitão Valdecir Gonçalves Capelli, Comandante da 5ª Companhia do BPMA, a Paca é um dos animais que está na lista de animais ameaçados de extinção.

“Estamos empenhados na continuidade de operações que busquem identificar e prender aquelas pessoas que insistem em prejudicar o frágil e já combalido meio ambiente. A participação da comunidade é fundamental, a qual tem um canal aberto de comunicação com a Polícia Ambiental, a qualquer hora do dia e de forma anônima”, informa o Comandante da 5ª Companhia do BPMA, capitão Valdecir Gonçalves Capelli.

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo