EnglishEspañolPortuguês

Casos de envenenamento de animais são discutidos em Cerqueira César (SP)

24 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (23), uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Cerqueira César (SP) para discutir os casos de envenenamento de animais que ocorreram na cidade. O objetivo do encontro também foi orientar os moradores em relação aos perigos que os venenos podem causar não só aos cães e gatos, mas também a saúde pública.

A suspeita é que os animais mortos nos últimos dias – aproximadamente 20 deles- tenham ingerido um produto para extermínio de rato, conhecido como chumbinho. O produto foi banido do mercado em 2012 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A situação foi levada ao Ministério Público que investiga os registros de mortes.

Além da promotora de Cerqueira César, autoridades locais e alunos de uma escola municipal estiverem presentes. Comerciantes também foram convidados para serem orientados sobre os riscos da venda ilegal do chumbinho, mas nenhum compareceu. De acordo com a promotora Letícia Rosa Ravacci, eles serão chamados para prestar esclarecimentos a Justiça.

Durante a audiência, um dos voluntários da ONG responsável pela denúncia ao Ministério Público mostrou imagens dos animais que foram encontrados mortos. Ele ainda levou uma amostra produto que estaria sendo usado para envenenar cães e gatos. A presidente da ONG, Cacilda Rodrigues Andriolli, disse que ficou satisfeita com o resultado da audiência e acredita que haverá conscientização.

Entenda o caso

Os envenenamentos de cães e gatos têm deixado os moradores da cidade apreensivos. De acordo com levantamento de uma entidade de proteção de animais da cidade, desde o dia 1º deste mês, pelo menos 20 animais morreram. Já na somatória dos últimos oito anos, o volume chega a 800 mortes, sendo cerca de 500 de cães e 300 de gatos.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo