EnglishEspañolPortuguês

Livro didático de Portugal é acusado de incentivar violência contra animais

24 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Exercício de física usa exemplo garoto que joga gato da varanda; editora diz que vai mudar livro
Exercício de física usa exemplo garoto que joga gato da varanda; editora diz que vai mudar livro

“O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a 5 m do solo.” Assim começa um exercício de física que gerou indignação de portugueses nas redes sociais nos últimos dias. O livro escolar, destinado a alunos do 9° ano do ensino fundamental, foi distribuído pela editora Areal Editores a professores de Portugal.
A tarefa escolar pede aos alunos que determinem a velocidade com que o gato chega ao chão após a queda. O exercício faz parte do manual de física e de química intitulado “Zoom”, escrito por quatro professores.
O exercício, divulgado no Facebook na quarta-feira (20), foi considerado um exemplo de negligência e de maus-tratos a animais e recebeu duras queixas de internautas.
“Sou só eu (e um conjunto de professores de física) que vê no enunciado abaixo algumas, poucas, coisas erradas? Há algum mal se usarem um objeto inanimado para a descrição do problema?”, declarou a economista Luísa Coelho em uma rede social.
No Facebook, a professora Cristina Estevens afirmou que o exercício pode levar jovens a repetirem a experiência. “Há anos que ensino física e química do 7° ao 12° e nunca me passou pela cabeça inventar problemas com animais a caírem. Sobretudo porque os miúdos são espíritos curiosos e de certeza que iam ter ideias.”
O Ministério da Educação e Ciência, em resposta ao jornal português Público, afirmou que os cadernos de atividades não precisam ser validados pelo ministério. No entanto, o MEC afirmou que “não se identifica com o teor do exercício apresentado, do qual não tinha conhecimento, e que não respeita os valores fundamentais da nossa sociedade”.
O enunciado do problema foi compartilhado por mais de 3 mil pessoas e levou a editora a reconhecer publicamente o erro.
“Temos de reconhecer que concordamos convosco no que respeita à infelicidade do exemplo apresentado: é um exemplo infeliz, que em nada se coaduna com a nossa postura, e que passou despercebido às várias pessoas que produziram e reviram o texto”, afirma a nota divulgada nas redes sociais.
A editora pede desculpas no texto e afirma “que tal exemplo já não constará da versão que será disponibilizada aos alunos”.
Fonte: TV Canal 13

Você viu?

Ir para o topo