EnglishEspañolPortuguês

Pombas voltam para a Praça do Imigrante em Novo Hamburgo (RS)

24 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Pombal foi removido em novembro passado, mas pássaros seguem no Centro

Mesmo sem o pombal desde novembro do ano passado, as pombas que povoaram a Praça do Imigrante, em Novo Hamburgo (RS), desde a década de 70 insistem em passar o dia no local. Embora grande parte das aves tenha sido capturada e instalada em um galpão no Parque Floresta Imperial, muitos permanecem no Centro, fazendo a alegria da criançada, que os alimenta.

Foto: Luís Félix/GES

Segundo a Prefeitura, o trabalho para a retirada das pombas deve ter sequência. Mais de 50 pássaros já foram encaminhados ao Floresta Imperial e estão se ambientando ao novo espaço. A remoção dos animais ocorreu para evitar problemas de saúde pública relacionados aos pássaros.

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) orienta que a população não deve alimentar os animais. A oferta de água, milho e pão pode atrair mais pássaros. Algumas aves ainda têm ninhos em prédios e outros pontos nos arredores da Praça do Imigrante, dificultando a captura pelos agentes.

D. Alice está feliz

Conhecida por alimentar os pássaros todos os dias, dona Alice está muito contente com o retorno das aves. “A quantidade de passarinhos aumenta todos os dias. Cada pomba que volta traz junto uma amiguinha”, comemora dona Alice, que também leva água, pão e milho para o Parque Floresta Imperial.

Por que as aves voltam?

Segundo o biólogo da secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Carlos Normann, as pombas estão entre o grupo de animais que possuem uma espécie de mapa mental, onde estão armazenadas suas rotas de alimentação, de fuga de eventuais predadores e de abrigo, por exemplo. “Elas tendem a voltar sempre para os lugares que reconhecem serem seguros, mesmo que sejam soltas a uma distância muito grande”, afirma.

De acordo com Normann, a retirada do abrigo não impediu que as pombas se estabelecessem na praça novamente, porque ali elas ainda encontram ausência de predadores e facilidade de reprodução e alimentação. “Abrigo elas conseguem nos prédios ou nos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo. Pomba como uma praga urbana é um animal muito difícil de se livrar, ela tem um bom senso de orientação”, salienta.

Entenda o caso

As pombas estão na Praça do Imigrante, popularmente apelidada de Praça das Pombas, desde a década de 70.

Na noite de 23 de novembro do ano passado, o pombal foi removido por funcionários da Prefeitura de Novo Hamburgo, sob a alegação de evitar problemas de saúde pública relacionados aos pássaros.

Na época, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (Sedetur), Carlos Finck, disse que várias pessoas alertaram a Prefeitura sobre o problema da proliferação das aves.

Os animais capturados foram levados para um galpão no Parque Floresta Imperial.  A ideia era mantê-las no local até que se ambientassem para, posteriormente, soltá-los.

Mesmo sem o pombal, muitos animais continuaram a aparecer na praça.  A Prefeitura continuou a captura sistemática.

Algumas pombas que estão no galpão já fizeram ninhos e criam seus filhotes.

Fonte: DC

Você viu?

Ir para o topo