ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Manifeste-se

Mais de 50 cotias são vítimas da covardia e estupidez humana em Cubatão

24 de janeiro de 2011 às 9:12

Moésio Rebouças
moesioreboucas@uol.com.br

Parque Anilinas, onde vivem as cotias

Sou uma jovem cotia. Estou escondida no Parque Anilinas, em Cubatão, litoral paulista. Há décadas dezenas de cotias vivem neste Parque, soltas, numa área arborizada de 54 mil m². Mas estou apavorada, com medo, estressada e sendo caçada por muita gente estranha, pois a prefeita Marcia Rosa (PT), muito vaidosa, arrogante e especista, resolveu realizar uma faraônica reforma (menos vida natural, mais concreto e aço) do Parque e nos expulsar deste local. Ela, com apoio do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), está nos cuspindo para o minizoológico do Parque Ecológico Cotia Pará, para sobrevivermos em cativeiro, num local improvisado, pequeno, sem árvores, muito diferente do habitat que vivíamos.

Este minizoológico não é lugar para se viver. Zoológicos não deveriam existir! O que queríamos e deveríamos ter é um lugar de verdade, não alheio à nossa natureza. Queremos viver numa floresta, correndo entre a vegetação, cavando buracos no chão da mata e nas raízes das árvores, nos alimentando de frutas, sementes e raízes. Não queremos uma vida tediosa, artificial, expostas a curiosidade mórbida dos humanos. Queremos ser livres, longe da maldade humana!

Cativeiro em construção onde algumas cotias já foram jogadas.

Puxa, por que os humanos são tão ignorantes e cruéis com os animais? Por que os humanos gostam de ver bichos tristes e humilhados em jaulas? Que crime nós cometemos para ficar trancadas neste minizoológico até o fim de nossas vidas? Isto é justo? Isto é liberdade? Isto é vida selvagem? Isto é educação ambiental? Isto é bem estar animal?

Basta, humanos covardes e hipócritas!

Com todas as minhas forças e astúcia vou tentar fugir deste cativeiro imundo, deste campo de concentração. Mas eu gostaria de pedir a vocês que gostam e respeitam os animais, que escrevessem alguma coisa diretamente para a prefeita, o secretário de meio ambiente municipal e a chefe do Ibama. Digam para eles, entre outras coisas, que o lugar de cada animal é no habitat natural de sua espécie e não aprisionados, atrás das grades.

• Marcia Rosa, Prefeita de Cubatão: prefeitacubatao@ig.com.br
• José Roberto Baldini, Secretário Municipal de Meio Ambiente: r_baldini@hotmail.com
• Ingrid Furlan, Chefe do Ibama Baixada Santista: ingfurlan@gmail.com

Assinado: Uma jovem cotia

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Heloísa Helena

heloisa

Conheci a ANDA em dias de sofrimento e angústias... E são nesses dias em que compartilhamos as dores e tristezas que tam

Heloísa Helena
Professora e vereadora (PSOL/AL)

Professora e vereadora (PSOL/AL)

Suprema Mestra Ching Hai

SMCH+3

O prêmio de Compaixão Mundial foi concedido em reconhecimento às brilhantes conquistas da Agência em informar o mundo do

Suprema Mestra Ching Hai
Líder mundial humanitária

Líder mundial humanitária

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: