EnglishEspañolPortuguês

Conheça os 9 países mais veganos do mundo

24 de agosto de 2016
5 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

O mundo está se “veganizando” e a ideologia que estimula a preservação de todos os animais, principalmente em nosso uso alimentar, cresce cada dia mais pelos quatro cantos do planeta. Tanto que, de acordo com um artigo recente, publicado no site Mercy for Animals, o portal ranqueou os nove países que mais ganham adeptos e praticantes do veganismo atualmente.

O veganismo é uma ideologia motivada muito além da alimentação. Contudo, não podemos negar, que muitos adeptos iniciam a causa motivados pelo consumo, sobretudo de carne animal, mostrando que é possível manter uma estilo de vida equilibrado e nutricionalmente substancioso preservando as espécies.

O fato é que o interesse no veganismo estabelece a mais diferentes razões que contribuem para este desenvolvimento, incluindo a compaixão para com os animais, o impacto ambiental e, claro, as preocupações com a própria saúde.

“Vejo o veganismo crescer a cada dia pelo aumento da procura por atendimento no consultório de nutrição. As pessoas estão muito preocupadas com a vida dos animais e também com o meio ambiente e por isso vão ate o consultório de nutrição para aliar seu estilo de vida com uma boa nutrição. A velocidade em que estabelecimentos veganos inauguram e a rapidez em que a indústria de alimentos industrializados cria opções veganas para os supermercados indicam que o veganismo está em expansão e quem ignorar perderá uma boa oportunidade de aproveitar este mercado”, destaca a nutricionista Jéssica Stein, da Clínica Nutrissoma Porto Alegre, especialista em atendimento clínico e alimentação vegetariana.

Veja os países onde mais crescem o veganismo no mundo

1 – Espanha

Divulgação
Divulgação

Apesar da reputação de grandes consumidores de carne, os espanhóis começam a se adaptar às novas formas de alimentação. Um artigo publicado no The Guardian destacou a crescente população de vegetarianos e veganos no país. “Nos últimos anos, como o número de restaurantes veganos e vegetarianos duplicando na Espanha, há sinais de mudança. “A ideia de que devemos pelo menos comer menos carne, é cada vez mais comum na Espanha, como em muitas outras partes da Europa”, destaca a publicação.

2 – Reino Unido

Divulgação
Divulgação

Pesquisas apontam que um a cada oito adultos britânicos segue as diretrizes vegetarianas ou veganas. Enquanto 12% do total da população decidiram abandonar a carne, esse percentual sobe para 20% para as pessoas entre as idades de 16 e 24.

3 – Suécia

Divulgação
Divulgação

Cerca de 10% do país se identificam como vegetarianos ou veganos. De acordo com pesquisas da “Animal Rights Suécia”, nos últimos cinco anos, o número de vegetarianos aumentou 4% no país.

4 – Israel

Divulgação
Divulgação

Em relação à quantidade de per capita, Israel pode ser considerada a “capital vegana do mundo”. Um artigo publicado pela “JSpace Notícias” mostra a crescente população de veganos no país, estimando-se cerca de 300 mil pessoas, 4% da população total.

5 – Índia

Divulgação
Divulgação

Em 2013, a cidade indiana Palitana tornou-se a primeira cidade vegetariana no mundo, onde é proibido matar animais, assim como a venda de carne e ovos.

6 – Alemanha

Divulgação
Divulgação

Possui cerca de 7 milhões de vegetarianos e vem experimentando uma demanda crescente por produtos à base de plantas. No país existe uma cadeia de supermercados vegano – “Veganz”, que tem como meta a abertura de 60 lojas até 2020, devido à demanda popular.

7 – Canadá

Divulgação
Divulgação

Os resultados de uma pesquisa de consumo de alimentos canadense refletem uma queda de quase 10% do consumo de carne desde 2001.

8 – Estados Unidos

Divulgação
Divulgação

O país do hambúrguer também se adequou ao veganismo! Nos EUA, os investidores privados estão investindo milhões em startups de alimentação vegana, A empresa global de pesquisa de mercado “Mintel” recentemente descobriu que 36% dos americanos compram alternativas à carne, a exemplo do abacate.

9 – Nova Zelândia

Divulgação
Divulgação

O número de veganos na Nova Zelândia também cresce rapidamente, e de acordo com um recente artigo no “New Zealand Herald”, o aumento é alimentado por uma motivação para ajudar a prevenir doenças, degradação ambiental e sofrimento dos animais em fazendas industriais.

E o veganismo no Brasil? Está em qual lugar?

Ainda não há dados concretos e oficiais sobre o número de veganos no Brasil, contudo, uma pesquisa Ibope, realizada em de outubro de 2012, revelou que 8% da população brasileira se declara vegetariana. Em número de restaurantes vegetarianos, a cidade de São Paulo é a que mais possui opções, abrigando mais de 60 opções.

“O que impede o veganismo de crescer ainda mais é o despreparo de muitos profissionais da saúde em orientar pessoas veganas. Muitas pessoas querem mudar, mas tem receio que a saúde não fique em bom estado. Já sabemos que a alimentação vegana é segura para todas as fases da vida, portanto, quem deseja deixar a carne de lado deve procurar profissionais que entendam do assunto”, ressalta a Dra. Jéssica Stein.

Mapeamento vegan – Um projeto que vem de Brasília pode ajudar a mudar esta situação. Chama-se “Mapa Veg” e tem o objetivo de receber cadastros de vegetarianos do Brasil todo. Mais de 5 mil pessoas já se cadastraram. Para saber mais, clique aqui.

Fonte: VegNutri

Você viu?

Ir para o topo