EnglishEspañolPortuguês

ONG mundial firma parceria com cientistas brasileiros para monitorar tubarões-tigre

23 de julho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

Já está no Recife a embarcação da equipe de organização não-governamental Ocearch, que deverá capturar e marcar tubarões-tigre na costa nordestina antes de devolvê-los ao mar. As atividades terão início nesta quarta-feira e seguem até o dia 13 de agosto, num total de quatro expedições com fins acadêmicos. A parceria com cientistas brasileiros foianunciada nesta terça-feira, a bordo do navio M/V Ocearch.

A equipe, que já realizou 17 incursões desde 2007, veio a Pernambuco a convite da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), que utilizará os dados coletados para compreender melhor o ciclo da espécie.

A expedição terá início no Recife, mas também explorará a foz do Rio São Francisco (SE), o Cabo Calcanhar (RN) e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Todos os pontos fazem parte do ciclo de vida – e reprodutivo – dos tubarões-tigre.

Os tubarões-tigre serão capturados e levantados em uma plataforma na embarcação e, durante, 15 minutos, passarão por uma série de 12 exames e receberão chip de georreferenciamento. Dessa forma, os pesquisadores terão todos os dados de saúde do animal e o público em geral poderá acompanhar os dados do animal, online, pelo site www.ocearch.com. Atualmente, a base de dados conta com mais de 70 tubarões, monitorados em tempo real.

Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo