EnglishEspañolPortuguês

O exemplo da Costa Rica

23 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

mapa-costa-rica

Zoológicos para quê?

A Costa Rica é um pequeno país da América Central; um país singular neste mundo armado até os dentes, que não tem exército e tem uma abundante biodiversidade. A Costa Rica foi importante semanas atrás, quando mostrou que é capaz de disputar a Copa do Mundo de Futebol de igual para igual com as grandes equipes do planeta.

A Costa Rica também se destaca no cuidado e tratamento aos animais, especialmente com a sua biodiversidade. O país extinguiu os Zoológicos. Os animais que existiam prisioneiros em várias instituições foram libertados na mata, e quando não foi possível conceder a liberdade, os animais foram destinados a Santuários de organizações que cuidam dos mesmos, sem explorá-los como fazem os Zoológicos no mundo todo.

Cada dia mais informações se publicam nas redes sociais, que a grande imprensa escrita e televisionada esconde, de violências e abusos contra animais em Zoológicos. No Estado de São Paulo, denúncias constantes se sucedem, de maus-tratos, mortes e instalações precárias, e o público se nega a visitar zoológicos, para não dar o mau exemplo a suas crianças de ver animais em estado lamentável, atrás de grades, totalmente deprimidos, que não representam sua espécie original.

Nós no Brasil não podemos fazer o que a Costa Rica fez. Fechar os Zoológicos, libertar todos os animais e destinar os não libertáveis a Santuários. Nem existem Santuários suficientes, nem os milhares de animais aprisionados em Zoológicos podem ser reintroduzidos em seu habitat natural; não existem zonas seguras de libertação para essa imensa população cativa. Porém, existe uma saída. Nós podemos dar um fim diferente aos Zoológicos. Convertê-los em Centros de Resgate e Manutenção de nossas espécies nativas, que desesperadamente precisam de um local apropriado para serem mantidas, até uma parte ser reintroduzida com segurança em nossas florestas. Os Centros de Abrigos que o IBAMA possui no país, mais conhecidos pelo nome Cetas, estão superlotados e muitos deles se convertem em um imenso cemitério para animais capturados de comerciantes e traficantes dessas espécies.

Converter os Zoológicos em Centros de Resgate, acabando com a visitação pública e a importação de espécies de outros países, é a saída natural para resolver o drama de nossa Biodiversidade, a maior do mundo, que vive um desastre ambiental gigantesco sem que os poderes público e privado se importem com o destino e a vida de seres inocentes, que a cobiça humana converteu em prisioneiros com data marcada para morrer.

 

Você viu?

Ir para o topo