EnglishEspañolPortuguês

Grupos buscam solução para abandono de gatos no Parque do Cocó

23 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Camila de Almeida
Foto: Camila de Almeida

Entidades públicas e órgãos de proteção animal de Fortaleza se reuniram ontem em busca de soluções para o abandono de gatos em áreas públicas da Cidade, em especial no Parque do Cocó, onde ocorreu o encontro. A presença de gatos no local ameaça a proteção de 450 espécies, de acordo com o biólogo Hugo Fernandes Ferreira.
A iniciativa da reunião partiu da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza, que há anos recebe reclamações de moradores e usuários do parque que se sentem incomodados com a presença dos gatos. Os frequentadores alegam que os animais são jogados no local e, por não serem bem cuidados, acabariam disseminando doenças.
Na reunião, Hugo apresentou algumas sugestões para solucionar o problema, como ações de educação ambiental e conscientização, além da criação de abrigos, realização de castração e controle letal. A última ideia, apresentada como uma das alternativas pelo biólogo, foi desaprovada pela maioria das instituições presentes, que indicam outros mecanismos para amenizar a situação.
O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Sema), Artur Bruno, destacou que os gatos não deveriam estar no parque por serem animais exóticos e não pertencerem ao ecossistema. “Eles acabam sendo predadores das espécies que existem no Cocó”, afirmou.
Um segundo encontro sobre o tema foi marcado para o dia 10 de junho. Na ocasião, será formado grupo de trabalho com entidades ambientais convidadas para decidir ações diante do caso.
Fonte: O Povo

Você viu?

Ir para o topo