EnglishEspañolPortuguês

Cabra doente resgatada de fazenda se recusa a sair do lado de seus bebês

23 de abril de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Farm Sanctuary

Uma pequena família de cabras provavelmente teria morrido se não tivesse recebido ajuda.

Isso foi exatamente o que Susie Coston, diretora nacional do abrigo Farm Sanctuary, fez quando recebeu uma mensagem de uma amiga sobre três cabritos com apenas dois dias de vida, que estavam terrivelmente doentes em uma fazenda em Nova Jersey (EUA).

“Leve-os,” Coston escreveu de volta para Vyolet Savage, que correu para a fazenda.

Foto: Farm Sanctuary

“Ela pegou os três bebês (todos eram meninos), e conheceu a mãe. Felizmente, Vyolet conseguiu convencer a fazenda a libertar a mãe também, porque embora ela não parecesse doente, escondia algo que era a razão pela qual os bebês não estavam prosperando”, disse Coston.

Tilda, a mãe dos cabritos, não demonstrou inicialmente, mas sentia uma dor terrível.

Foto: Farm Sanctuary

No New Bolton Center, da Universidade da Pensilvânia, onde toda a família recebeu atendimento emergencial, os veterinários descobriram que Tilda possuía um vírus grave e seus peitos, cheios de leite para os recém-nascidos, estavam obstruídos e inflamados.

Mesmo com dor, Tilda estava visivelmente preocupada com seus bebês, Thomas, Duncan e Tove. “A adrenalina da mamãe estava alta e ela era muito protetora com os filhotes”, relatou Coston.

Foto: Farm Sanctuary

Os cabritos estavam sofrendo de “falha de transferência passiva”, ou FPT, que é causada pelo não recebimento de colostro suficiente da mãe durante a amamentação. De acordo com o The Dodo, o colostro está repleto de anticorpos importantes que ajudam as cabras a combater infecções.

Os cabritos continuavam tentando mamar, mas Tilda estava com tanta dor que eles foram separados dela e alimentados com mamadeira para dar-lhe a chance de se recuperar.

Foto: Farm Sanctuary

“Por sorte, os bebês tinham uns aos outros e não entraram em pânico – mas como também estavam doentes, dormiram na sua pequena pilha de cabras e tentaram se recuperar”, disse Coston.

Como qualquer mãe preocupada com seus bebês, Tilda tinha esquecido sua angústia até que ficou sozinha. “Uma vez que os bebês estavam claramente seguros, a mamãe desmoronou”, completou.

Foto: Farm Sanctuary

Os bebês mostraram força e rapidamente começaram a se recuperar. Quando estavam prontos, ganharam casacos coloridos e foram levados para seu novo lar definitivo, o Farm Sanctuary, localizado em Nova York.

Porém, Tilda precisava de um pouco mais de tempo para se recuperar. Nesta semana, ela passou por uma cirurgia no Nemo Farm Animal Hospital, da Universidade Cornell, para remover completamente seus úberes e acabar definitivamente com a infecção.

Foto: Farm Sanctuary

“Ela está estável e se recuperando”, explicou Meredith Turner-Smith, porta-voz do Farm Sanctuary.
A família inteira logo se reunirá e todos viverão felizes e juntos no santuário – tudo graças a uma mensagem e à compaixão.

Você viu?

Ir para o topo