EnglishEspañolPortuguês

População de esquilos-vermelhos cresce na Inglaterra após 140 anos

22 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Claudia Braghetto (da Redação)

População de esquilo-vermelho tem aumento após declínio de 140 anos.
População de esquilo-vermelho tem aumento após declínio de 140 anos.

Esquilos-vermelhos estão voltando às florestas do Reino Unido, enquanto seus primos cinzentos, estão diminuindo, segundo uma nova pesquisa. As informações são do Daily Mail.

Os esquilos-vermelhos são nativos da Grã-Bretanha há quase 10 mil anos, mas quase desapareceram quando os cinzentos, da América do Norte, foram introduzidos durante o século 19; conseguindo sobreviver apenas em áreas isoladas do norte da Inglaterra, na Ilha de Wight e na Escócia.

Mas uma pesquisa feita por 300 florestas do norte da Inglaterra, durante três meses, mostrou que os vermelhos tem conseguido expandir seu habitat em 7% em comparação com a primavera do ano passado – enquanto que as áreas onde os cinzentos foram achados diminuíram em 18%.

O número de esquilos-vermelhos tem diminuído perigosamente, devido, principalmente, ao parapoxvírus, carregado por seus rivais cinzentos – e à adaptabilidade superior deles.

Mas os dados sugerem que o número de esquilos-vermelhos pode estar crescendo pela primeira vez em 140 anos.

Voluntários do grupo de vida selvagem Esquilos-Vermelhos do Norte da Inglaterra (RSNE), que fizeram a pesquisa, disseram que, esforços na preservação de habitats de floresta, projetos de conservação e projetos voluntários ajudaram a parar o declínio na população de vermelhos.

Katy Cook, do RSNE, disse que os esquilos-cinzentos podem ter tido dificuldades com um verão pobre e um inverno rigoroso, em termos de provisões de comida.

“Não havia muita comida no verão passado e nós acreditamos que os vermelhos conseguiram aguentar, pois há muita gente cuidando deles e alimentando-os – o que as pessoas não tendem a fazer pelos cinzentos nessas áreas”, ela disse.

Conservacionistas também começaram a virar o jogo ao sujar a paisagem com armadilhas para esquilos – então soltam os vermelhos, mas matam os cinzentos.

Voluntários dizem ter visto os animais em Ambleside e Rydal, em Cúmbria, pela primeira vez em uma década.

Phil Bailey, do Grupo de Esquilos-Vermelhos de Brampton, em Cúmbria, disse: “A monitoração tem nos ajudado a perceber que existem agora aqui 20 esquilos próximos ao nosso lar, o que nos inspira a continuar nossos esforços para salvar esta espécie icônica nativa”.

E os vermelhos estão retornando e procriando em número crescente em áreas anteriormente populares de Cúmbria, tais como Skellghyll Woods em Ambleside, e Betty Fold em Hawkshead Hill.

Simon O’Hare, do RSNE, disse: “A prova está nos dados – vermelhos tem sido vistos por toda a área. A reação em cadeira no turismo é imensurável. As pessoas nunca esquecem de terem visto esquilos-vermelhos.”

Neil Salisbury, proprietário do Hawkshead Hill, de onde esquilos-vermelhos desapareceram há cinco anos, disse os vermelhos estão agora usando os comedouros da sala de chá.

Salisbury disse: “Nós achávamos que estávamos lutando uma batalha difícil, e que os vermelhos nunca voltariam, mas nós conseguimos que os vermelhos voltassem”.

Você viu?

Ir para o topo