EnglishEspañolPortuguês

UFRA alerta para abandono de animais em Belém (PA) durante as férias

22 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Com a chegada das férias escolares, em julho, o Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) alerta para aumento do número de casos de abandono de cães e gatos no hospital veterinário da instituição, em Belém.

Segundo a coordenação do Hospital Veterinário Mário Dias Teixeira, localizado na capital paraense, cerca de 400 animais são atendidos por mês somente na Clínica de Pequenos Animais, com uma média de 70 atendimentos cirúrgicos, com baixo custo para a população. Contudo, muitos desses animais acabam sendo abandonados pelos tutores no local ou ainda nas demais áreas do campus.

Filhotes, animais mais velhos e doentes representam a maioria dos casos de abandono, ocasionando a superlotação do canil/gatil da universidade, que atualmente abriga mais de 80 cães e gatos nessas condições, quando tem capacidade para receber até 40 animais. Em função dessa situação, muitos deles acabam tendo que dividir o mesmo alojamento.

“As pessoas estão confundindo o papel que desempenhamos aqui. O canil não tem função de recolher animais ou receber cães e gatos que não se quer mais. Nós apenas recebemos aqui no hospital animais que vão se submeter a procedimentos veterinários, consulta. Por conta da superlotação, estamos com dificuldades no espaço físico e até com medicamentos”, explica Érica Branco, médica veterinária.

De acordo com a veterinária, a orientação é para que os tutores tenham uma guarda responsável, que façam a castração dos seus animais domésticos, serviço que é oferecido pela instituição. “Os animais que estão aqui são tratados, castrados e temos em vista organizar uma feira de doação destes animais. Mas qualquer pessoa que tiver interesse, pode procurar o hospital, que funciona no campus da UFRA, na avenida Perimetral, de 8h às 17h”, complementa.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo