Reino Unido tem "patovias", faixas preferenciais para patos em vias urbanas

22 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

“Quem possui mais direito às calçadas e pistas urbanas: os pedestres, os corredores, ou os ciclistas?”. Tal pergunta, se for feita em um país relativamente mais desenvolvido em termos de direitos animais, pode parecer incompleta, dados os usuários variados que irão precisar de uma faixa desses espaços. No Reino Unido, por exempIo, não se discute mais a questão das ciclovias – pois lá já existem até as “patovias”. As informações são do Tree Hugger.
Esse é um problema nos 3,2 km de caminhos ao longo de velhos canais ingleses e galeses, onde ciclistas, pedestres e sim, patos, disputam o espaço. De acordo com o City Metric, a ONG Canal and River Trust está tentando encorajar as pessoas a serem mais atenciosas em relação à vida selvagem.
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A demarcação das pistas também serve para destacar a estreiteza dos caminhos: ciclistas e pedestres não podem ser devidamente segregados nessas rotas pois a largura delas não é suficiente; então, seria de responsabilidade de todos ficarem alertas a pessoas ou bicicletas vindo na direção oposta.
Para essas vias, a ONG Canal and River Trust divulga aos usuários uma espécie de código de conduta, que inclui ceder caminho debaixo de pontes e dar prioridade para pedestres, e poderia ser igualmente útil para as calçadas da cidade.
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Conforme a reportagem, a questão dos patos que caminham em vias urbanas também é recorrente na cidade de Nova York, e da mesma maneira que foram implantadas ciclovias, talvez as “patovias” – vias dedicadas a patos – também sejam uma boa ideia para a metrópole.

Você viu?

Ir para o topo