EnglishEspañolPortuguês

Gaia dá descontos veterinários a quem tem animais adotados

22 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Liliano Puc/Flickr
Foto: Liliano Puc/Flickr

De acordo com os protocolos de colaboração assinados com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (CMVNG ), os nove centros de atendimento médico veterinário abrangidos comprometem-se a conceder um desconto em relação à tabela de preços em vigor, que recai em todas as vacinas, cirurgias e consultas.
Ao JPN, fonte da autarquia confirmou que esta iniciativa apresenta vantagens, uma vez que “promove a esterilização dos animais, impedindo a sua reprodução e permitindo, desta forma, um maior controle populacional. Evita-se, assim, o abandono das fêmeas e das suas ninhadas e promove-se a adoção de um maior número de adultos, pela diminuição do número de crias disponíveis”.
Por outro lado, reforça ainda que, assim, se “incentiva a vacinação e a desparasitação dos animais de forma regular (profilaxias obrigatórias e facultativas), o que diminui a probabilidade de transmissão de doenças zoonóticas (transmissíveis do animal ao homem e vice-versa) e permite que os adotantes possam oferecer com maior facilidade os principais cuidados de saúde dos seus animais ao longo da vida”.
Iniciativa despertou curiosidade
Passado uma semana da assinatura dos protocolos pretendeu-se comparar números, embora estes ainda sejam escassos. No entanto, a mesma fonte refere que se “verificou uma maior curiosidade e um maior número de visitas ao Centro de Reabilitação Animal (CRA ), com vista à adoção de um animal de companhia”.
Quanto ao procedimento de adoção, os potenciais adotantes têm apenas que preencher um inquérito pré-adoção e um termo de responsabilidade. De seguida, o animal é submetido a exames clínicos, à vacinação anti-rábica e tetravalente, à identificação eletrónica, bem como desparasitação interna e externa, gratuitas para os animais adotados.
“Seguidamente, o animal é fotografado com o seu dono e essa fotografia vai integrar o álbum dos animais adotados , existente no site da Câmara Municipal de Gaia, no separador do Centro de Reabilitação Animal”.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: JPN
 

Você viu?

Ir para o topo