EnglishEspañolPortuguês

FPI liberta 200 animais e lojas de agrotóxicos são multadas

22 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

animaisCerca de 200 animais foram devolvidos à natureza, por volta das 06h da manhã desta quarta-feira (20), numa fazenda em Santana do Ipanema, após a soltura realizada pela equipe de fauna e flora da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco, a FPI. Com essa ação, os pássaros voltam a fazer parte da ecossistema da região. Ainda como atividades da FPI, um lixão foi motivo de multa contra a Prefeitura de Pão de Açúcar e três estabelecimentos comerciais foram notificados por ausência de licença ambiental em São José da Tapera.
A soltura dos animais aconteceu logo no início da manhã de hoje, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Tocaia, zona rural de Santana do Ipanema. Aproximadamente 200 pássaros, de 20 espécies diferentes, foram levados ao local para ganhar liberdade. Eles haviam sido apreendidos em feiras livres de várias cidades sertanejas e, também, entregues voluntariamente à FPI pelos moradores das cidades.
“Antes de devolvê-los à natureza, todos os animais passaram por uma triagem, onde fizemos avaliações físicas e comportamentais. Aqueles com sinais de maus-tratos, receberam os nossos cuidados e, só após percebermos que eles estavam em condições de liberdade, providenciamos a sua soltura. O sentimento de alegria é enorme por vê-los de volta ao seu habitat natural”, afirmou Isaac Albuquerque, médico veterinário.
“Os pássaros têm uma função muito importante no ecossistema. Eles disseminam sementes, são responsáveis, claro, pela reprodução das espécies, aqueles maiores ajudam no combate a roedores e ainda fazem o controle de pragas. Por meio dessa última missão, eles se alimentam de insetos e lagartas, por exemplo, evitando que esses pequenos bichos destruam plantações. É por isso que é tão importante mantê-los livres na natureza”, destacou a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, uma das coordenadoras da FPI do São Francisco.
Fonte: Alagoas 24 Horas
 

Você viu?

Ir para o topo