EnglishEspañolPortuguês

Fechada parceria entre governo e associações protetoras de animais

22 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Crédito: Jardel Feldens/Divulgação
Crédito: Jardel Feldens/Divulgação

Ocorreu, segunda-feira (18), assinatura de termo de parceria para realização de procedimentos cirúrgicos de castração para cães e gatos. A parceria envolve o Governo de Lajeado, a Lajevet Clínica Veterinária e as associações de proteção aos animais São Francisco de Assis (Apasfa), Amigos Protetores dos Animais do Vale do Taquari (Aapavat) e Amando Protegendo e Ajudando Muito os Animais (Apama). Com intenção de minimizar os problemas inerentes à superpopulação de cães e gatos, além de promover o bem estar animal, a parceria objetiva a realização de procedimentos cirúrgicos de castração de até seis animais domésticos de pequeno porte por semana.
O Município, através do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), é responsável por orientar os agendamentos das cirurgias junto da Lajevet, além da fiscalização do cumprimento das obrigações do termo, entre outras responsabilidades. O termo tem vigência por seis meses ou até que seja atingido o valor de R$ 40 mil reais, podendo ser prorrogado. O valor é proveniente do multas pagas ao Ministério Público, que repassou ao projeto. ’Estamos em constante evolução no tema dos animais de rua. É um processo evolutivo que vai continuar, onde foi fundamental, e sempre será, a parceria público e privado com pessoas absolutamente abnegadas por essas causas”, comentou o prefeito Luís Fernando Schmidt.
Segundo a coordenadora do CCZV, Eléa Marie Wessel, é importante haver esse tipo de parceria, pois a necessidade é grande. “Teremos uma diminuição no abandono e na proliferação. É uma grande conquista, uma forma de unir a prefeitura com as associações”, comemora.
Adote um Amiguinho
Sábado (23), ocorre mais uma edição do programa Adote um Amiguinho, no Canil Municipal, localizado na avenida Benjamin Constant, 8.406, no bairro Conventos. O evento inicia às 8h30min e segue até ás 15h. Será disponibilizado gratuitamente transporte até o local, com o Cedelinho, que sairá em frente a Casa de Cultura às 13h30min e retornará às 15h30min.
No local poderão ser efetuadas adoções dos 41 cães aptos, pois diversos ainda estão em tratamento ou amamentando/mamando. Além disso será realizada chipagem gratuita aos animais com tutores, distribuição de material educativo, brincadeiras com o mascote Amigão,presença da rádio Sorriso FM, entre outras atividades. Temporariamente, o CCZV abriga cachorros de rua abandonados, doentes, machucados, atropelados, mães com filhotes, todos em situações críticas, que necessitam de cuidados veterinários. O objetivo é zelar pelo bem-estar dos animais, promovendo políticas de controle populacional, identificação, vacinação, desverminação e posse responsável.
Fonte: Finger

Você viu?

Ir para o topo