EnglishEspañolPortuguês

Incêndios em vegetações podem extinguir espécies de animais

21 de fevereiro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Animal corre das chamas em área de vegetação. (Fonte: Silva Junior / Folha Press)

O Corpo de Bombeiros registrou, somente este ano, 101 ocorrências no estado de Alagoas. Em 2016 foram registradas mais de 600, quase 2 por dia. Vários animais, alguns com risco de extinção, são afetados pelas chamas e muitos acabam morrendo por conta das lesões causadas.

E não são só os animais que são afetados, mas também todo o meio ambiente e pessoas que moram próximas a estas localidades. O impacto causado pelas chamas são devastadores à vida.

Bicho preguiça morre na estrada após fugir de incêndios. (Fonte: Reprodução)

A bióloga e veterinária Ana Cecília disse em entrevista a Gazeta Web, que os incêndios trazem impactos desde a perda de indivíduos até a perda de populações locais. “Se existe uma espécie ameaçada naquele ambiente, dependendo do grau de queimada, se for muito grande, pode se ter uma extinção local de algumas espécies. Acarreta em uma série de prejuízos para a fauna, neste sentido de bem estar animal. Passa a ferir os bichos e muitos deles chegam no centro de triagem com queimaduras, onde maioria entra em óbito”, explicou.

Ainda de acordo com a bióloga, em Alagoas muitos animais, como por exemplo a raposa e a preguiça, usam a cana e locais próximos dela para se refugiar.  “Alguns animais que tem correr e tem outros não tem como, o que chama a atenção da preguiça. Depende muito do local de como é feito incêndio ou queimada. Porque as vezes é de fora pra dentro e, se estiver animais ali dentro, não vai ter como sair daquele fogo. Muitas espécies costumam conseguir alimentos nas áreas de cana e quando acontecem a queimada eles serão prejudicados”, contou.

No Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde Ana atua, diversos animais são socorridos e levados ao órgão com ferimentos gravíssimos causados pelos incêndios ou queimadas em regiões de Alagoas. ”A maioria entra em óbito. Isso porque as lesões são muito fortes”, explica a especialista.

Um exemplo é a região de Serra dos Frios, na União dos Palmares, onde foi registrado um incêndio no final do ano passado. Os animais que foram afetados pelo incêndios sobrevivem enfrentando muitos problemas de saúde. No caso das aves, muitas acabam perdendo seu ninho e, consequentemente, seus filhotes, o que diminui drasticamente o número de animais daquela espécie. Já outros animais acabam tendo que procurar alimentos em outras áreas, pois os que tinham naquele local foram destruídos pelo fogo. Mas, na maioria das vezes, os animais acabam morrendo por conta da falta de alimentos. Ou seja, mesmo os que sobrevivem acabam prejudicados de qualquer forma pelo incêndio.

Casas são ameaçadas em União dos Palmares, por conta de incêndios em vegetações. (Fonte: Cortesia / CBM)

Em alguns casos, as chamas são oriundas de queimadas, que acabam se alastrando naquela localidade. Essas são causadas, em sua maioria, por donos de terra e pessoas que levam objetos para incinerar em local de mata.

Para denunciar queimadas ou incêndios provocados pelas mesmas, a população pode entrar em contato com a Linha Verde, que pertence ao Ibama, no número 0800-61-8080. As denúncias também poderão ser feitas pelo e-mail [email protected].

Você viu?

Ir para o topo