EnglishEspañolPortuguês

COMPROMISSO

Cisne se dedica a cuidar de seus filhotes após morte de companheira

13 de junho de 2021
Elys Mariana | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ana Meiler | Twitter

No ano passado, cisnes se tornaram uma visão frequente na Charles River Esplanade em Boston, Massachusetts. E um casal de cisnes decidiu que a lagoa do parque era o lugar perfeito para criar uma família.

“No início de abril, notamos pela primeira vez que eles tinham um ninho ao longo dos pilares da lagoa”, disse Emma Feeney, coordenadora de marketing e eventos da Esplanade Association , ao The Dodo. “Então, pouco depois, vimos que a fêmea de cisne havia começado a botar ovos. Um total de nove ovos foram postos no início de maio e, cerca de 10 dias atrás, os filhotes começaram a nascer. ”

Os amantes dos pássaros e da vida selvagem se reuniram ao redor do ninho para assistir enquanto sete filhotes nasciam e eram cuidados por seus pais amorosos.

“Eles meio que se tornaram celebridades em Boston nas últimas semanas”, disse Feeney.

Os casais de cisnes, que normalmente acasalam para a vida toda, compartilham os deveres dos pais durante as primeiras semanas de seus bebês, se revezando na alimentação, protegendo e mantendo seus filhotes aquecidos. No entanto, a tragédia atingiu o rio Charles na última segunda-feira, quando a mãe cisne adoeceu e faleceu.

“Animal Care and Control recebeu uma ligação com preocupações sobre a saúde da fêmea do cisne, já que ela parecia estar balançando a cabeça e não conseguia se levantar sozinha”, disse Feeney. “Mas quando o controle de animais chegou ao parque, infelizmente, o cisne fêmea havia falecido.”

“O cisne macho pode ser visto do outro lado da lagoa em seu ninho com os filhotes enfiados debaixo de suas asas”, acrescentou ela.

O veterinário da cidade de Boston examinou a mãe cisne selvagem e não conseguiu determinar a causa da morte.

Ana Meiler | Twitter

“A morte do cisne quebrou muitos corações da comunidade aqui em Boston, onde vemos pessoas visitando o ninho dos cisnes diariamente – tornou-se parte de sua rotina diária”, disse Feeney.

Sem sua companheira, o cisne macho assumiu seu papel de pai solteiro, fazendo tudo o que pode para criar seus bebês da maneira certa.

“Eles parecem estar indo bem”, disse Feeney. “Você pode avistá-los na lagoa da esplanada nadando juntos, com alguns dos bebês andando em suas costas.”

“Os gansos passarão por eles e você poderá dizer que o papai cisne está com força total, protegendo os filhotes”, acrescentou.

Graças ao pai carinhoso, os sete filhotes terão uma excelente chance de crescer forte e encontrar seus próprios companheiros um dia. E, com sorte, nos próximos anos, eles também retornarão ao Charles River para formar suas próprias famílias.

Mas, por enquanto, o pai cisne está dando ao povo de Boston alguém por quem torcer: “Eles passaram por tanta coisa, mas parecem tão fortes”, disse Feeney.

    Você viu?

    Ir para o topo