EnglishEspañolPortuguês

FINAL FELIZ

Ursa explorada por circo é encaminhada para santuário paradisíaco

2 de junho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arosa Bear Land

Jambolina, considerada a ursa mais solitária do mundo, acordou do seu primeiro sono de inverno em um paradisíaco santuário na cordilheira de Arosa, na Suíça. A ursinha tem 12 anos e foi salva pela organização em defesa dos direitos animais Four Paws após ser explorada desde bebê por um circo ucraniano.

A ursa era torturada e forçada a realizar performances para entreter multidões. Quando foi resgatada, ela estava muito estressada e assustada. Nas primeiras semanas no santuário, ela ficou abrigada em pequeno recinto até se adaptar com a ideia de ser livre e poder caminhar sem temor em seu novo lar, o santuário Arosa Bear Land.

Foto: Arosa Bear Land

Quando finalmente se sentiu confiante, Jambolina foi até o lago e tomou um longo e delicioso banho. Ela conseguiu se orientar pelo território e demonstrou o quanto é inteligente e ainda tem os seus instintos preservados. Em breve, a ursinha será apresentada a outros dois ursos que moram no Arosa Bear Land.

Jambolina foi separada de sua mãe quando tinha poucos meses de vida em janeiro de 2009. Ela nasceu no zoológico de Yalta, na Crimeia, onde a venda de ursos nascidos em cativeiro não é crime. Na Ucrânia, também não é ilegal manter ursos em cativeiro ou explorá-los, desde que eles não tenham sido retirados da natureza.

Foto: Arosa Bear Land

Agora, ela conhecerá a liberdade, a segurança e o amor.

    Você viu?

    Ir para o topo