EnglishEspañolPortuguês

DOR E VIOLÊNCIA

Animais domésticos ficam em estado de choque após bombardeio em Gaza

2 de junho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

O bombardeio que assolou Gaza no mês de maio deixou toda a cidade encoberta de fumaça e pavor. Muitas pessoas precisaram deixar seus lares temendo a morte e buscaram abrigos emergenciais. No entanto, os seres humanos não são as únicas vítimas, os animais domésticos que conseguiram sobreviver ao ataque israelita agora sofrem com os danos psicológicos causados pelo bombardeio.

Em meio à destruição da cidade, a palestina Amani Abu Shaaban buscou atendimento veterinário para a sua gatinha, que está traumatizada com o som das bombas. “Minha gata está muito assustada desde a guerra. Ela se recusa a comer e seu pelo está caindo. Até o som de um telefone celular tocando a assusta”, disse em entrevista à Agence France-Presse.

O veterinário Mutasem Qaddoura enfrenta as dificuldades trazidas pelo ataque bélico para atender os animais feridos em Gaza. “O estado da medicina veterinária é desastroso em Gaza. Usamos máquinas de raio-X destinadas a humanos e parafusos de platina destinados a consertar ossos de crianças para tratar os animais”, afirma o profissional.

Infelizmente, durante o bombardeio, muitas família fugiram e deixaram os seus animais para trás. Muitas pessoas estão retornando a áreas que foram evacuadas na esperança de que seus cães e gatos tenham sobrevivido e se escondido. Saeed el-Aer, responsável por um abrigo local, denuncia que a maioria dos animais está muito traumatizado.

Ele conta que alguns animais entraram em desespero e tentaram fugir, mas ficaram gravemente feridos. “Pelo menos três cães precisam de uma operação, incluindo um que precisa amputar uma pata”, disse. O ativista lamenta também que, infelizmente, um burro e cavalo foram atingidos por estilhaços e não sobreviveram.

    Você viu?

    Ir para o topo