EnglishEspañolPortuguês

Plásticos são encontrados em 100% dos animais marinhos mortos em praias

7 de fevereiro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Um estudo com golfinhos, focas e baleias mortas nas praias britânicas encontrou plástico no sistema digestivo de cada um deles. Os cientistas examinaram 50 animais de 10 espécies diferentes e em todos eles foram encontradas partículas “microplásticas”, com menos de cinco milímetros de diâmetro, em seus estômagos e intestinos.

A grande maioria das partículas eram fibras sintéticas que podem ser de roupas ou redes de pesca, os outros eram fragmentos de peças originalmente maiores que poderiam ter vindo de embalagens de alimentos ou garrafas plásticas.

A pesquisadora chefe Sarah Nelms, da Universidade de Exeter, disse: “É chocante mas não surpreendente que todos os animais tenham ingerido plásticos”. As informações são do Daily Mail.

O número de partículas em cada animal atingiu a média de 5,5, sugerindo que elas eventualmente passam pelo sistema digestivo quando não são regurgitadas.

“Ainda não sabemos exatamente quais efeitos que os microplásticos, ou da química neles presentes, podem ter sobre os mamíferos marinhos.”

Animais que morreram como resultado de doença infecciosa tiveram um número ligeiramente maior de partículas do que aqueles mortos por ferimentos ou outras causas.

O professor Brendan Godley, do Centro de Ecologia e Conservação da Universidade de Exeter, disse que não foi possível tirar conclusões definitivas sobre essa descoberta.

Mas ele acrescentou: “Estamos nos primeiros estágios de compreensão desse poluente onipresente”.

“Os mamíferos marinhos são os sentinelas ideais dos nossos impactos no meio ambiente marinho, pois são geralmente longevos e muitos se alimentam no alto da cadeia alimentar.

“Nossas descobertas não são boas notícias.”

A equipe, cujos resultados aparecem na revista Scientific Reports, disse que bactérias, vírus e contaminantes carregados no plástico eram motivo de preocupação.

As espécies estudadas incluíam o golfinho-do-mato-branco, o golfinho-comum, o golfinho-comum, a foca-cinzenta, o boto, o foca-marinho, o cachalote pigmeu, o golfinho de Risso, o golfinho listrado e o golfinho de bico branco. A pesquisa foi apoiada pelo grupo Greenpeace.

“É preocupante que cada mamífero marinho testado tenha microplásticos em seu sistema digestivo e mostre a escala da poluição plástica em nossos mares”, disse Louise Edge, chefe da campanha de plásticos oceânicos do Greenpeace no Reino Unido

“Esta é mais uma evidência de que o governo e as grandes empresas precisam concentrar seus esforços na redução drástica do uso e desperdício de plásticos, para conter o fluxo de poluição em nossos rios e oceanos e na dentro da vida selvagem marinha.”

Um estudo diferente publicado no ano passado por cientistas da Universidade de Manchester encontrou altos níveis de microplásticos nos rios do Reino Unido e evidências de que grande parte deles seja levada em direção ao mar durante as inundações.

Os pesquisadores também  testaram sedimentos de rios em 40 locais em toda a Grande Manchester e encontraram microplásticos em todos eles, incluindo alguns “hotspots” urbanos que continham centenas de milhares de partículas de plástico por metro quadrado.

 

 

 

 

 

 

Você viu?

Ir para o topo