EnglishEspañolPortuguês

Alunos programam greve escolar para alertar o mundo sobre a mudança climática

18 de fevereiro de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Anders Hellberg

A campanha pede aos alunos que abandonem as aulas para que líderes mundiais assumam compromissos significativos no combate à mudança climática.

A base do protesto é o trabalho da ativista estudantil de 13 anos, Alexandria Villasenor, que tem se manifestado pessoalmente contra a inação da mudança climática em frente ao escritório da ONU toda sexta-feira. Ela decidiu agir depois de testemunhar eventos trágicos relacionados ao clima, como os incêndios na Califórnia.

Políticos criticaram jovens ativistas por faltarem as aulas em favor de protestos climáticos e Villasenor respondeu a eles: “Se não vamos ter um futuro, então a escola não terá mais importância”.

Villasenor fez uma parceria com o grupo de defesa do clima “This is Zero Hour” para organizar o evento – que deverá ter suporte de outros grupos, incluindo 365, Extinction Rebellion e o The Sunrise Movement.

O protesto de Villasenor, que já foi replicado em diversas cidades do Reino Unido – como Edimburgo, Cardiff, Belfast, Cambridge e Brighton -, atraiu o interesse de grupos de estudantes na Austrália e na Europa (onde alguns protestos já estão em vigor). Alunos da Tailândia e Uganda, também são devem participar. Em Portugal, a Greve Estudantil Ambiental será realizada em 15 de março. Até o momento, há atos marcados para Lisboa, Porto e Coimbra. 

“Se todos se envolverem, então mais ideias podem circular por aí”, disse Villasenor ao Gizmodo.

“Terá que ser um projeto de grupo do mundo inteiro”.

Você viu?

Ir para o topo