EnglishEspañolPortuguês

Tartarugas marinhas e tumores causados por poluição

28 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Um estudo publicado pelo portal de conhecimento Peer J revelou que resíduos de atividades agrícolas e poluição urbana estão causando a morte de tartarugas marinhas no Havaí. Tartarugas marinhas e tumores causados por poluição é a matéria de hoje.

Pesquisadores das Universidades Duke, do Havaí e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA descobriram que o nitrogênio, usado em excesso na agricultura, acaba sendo absorvido pelas algas marinhas. A triste notícia é que os animais que comem essas algas. Depois sofrem com a formação de tumores nos olhos, nadadeiras e órgãos internos.

Principal causa da morte de tartarugas nos mares do Havaí

A fibropapilomatose, formação de tumores, é a principal causa da morte de tartarugas verdes, de acordo com Kyle Van Houtan, da Faculdade de Ambiente da Duke,

“Estamos traçando linhas diretas da introdução de nutrientes humanos nos ecossistemas de corais e examinando como isto afeta a vida selvagem”.

Os cientistas se basearam em estudo anterior, de 2010, segundo o qual a doença era mais evidente em áreas com altos níveis de descarte de nitrogênio. As algas armazenam nitrogênio através de um aminoácido chamado arginina. Os pesquisadores encontraram graus extremamente altos de arginina, tanto nas algas, quanto nas águas muito poluídas. E nos tumores das tartarugas.

Introdução de espécies exóticas piora a situação

Durante as pesquisas foi descoberta uma espécie de alga vermelha não nativa do Havaí, a Hypnea Musciformis. Ela níveis especialmente altos de arginina quando comparada a outras espécies estudadas. Essa espécie é invasora, e se reproduz muito bem em águas ricas em nitrogênio por poluição de nutrientes.

Repetir estes estudos comparando os tumores

Um próximo passo lógico é repetir estes estudos comparando os tumores e as características das tartarugas verdes com outras populações de e outras espécies. Etapas adicionais podem desenvolver um plano de monitoramento. A ideia é avaliar o risco no ecossistema do Havaí para a evolução desses tumores, comparando com outras regiões.

O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos

O problema do Havaí é o uso excessivo de agrotóxicos na agricultura que, quando chove, vão parar no mar. Ali eles “alimentam” algas e outros microorganismos. Estes são o alimento de tartarugas e outros animais marinhos. Quando estes animais se alimentam de algas contaminadas, acabam cheio de tumores. Se isso acontece no Havaí, em estado norte- americano, imagine o que acontece aos animais marinhos do mar brasileiro, país que mais usa agrotóxicos na agricultura.

Fonte: Mar sem Fim

Você viu?

Ir para o topo