EnglishEspañolPortuguês

"Eu teria ido para a prisão por esses porcos", afirma a ativista Anita Krajnc

27 de maio de 2017
3 min. de leitura
A-
A+
Ativista deu água para porcos antes deles serem mortos
Anita Krajnc demonstra fora de um tribunal em 9 de março em Burlington, Ont | Foto: A imprensa canadense / Aaron Lynett

Uma ativista de Ontário, Toronto (Canadá), recentemente julgada como não culpada de injúria depois de dar água a porcos que seriam mortos, marcou outra vitória legal em um caso separado que envolve porcos.

Os encargos de obstruir a polícia e a violação do reconhecimento contra Anita Krajnc foram suspensos, de acordo com o Ministério do Procurador-Geral de Ontário, pois não forneceram uma razão para o desenvolvimento.

Essas acusações foram feitas depois que Krajnc cruzou uma barreira de polícia no Outono passado para se aproximar de um caminhão tombado cheio de porcos em Burlington, Ont. “Eu tenho sentimentos misturados”, disse Krajnc após o resultado do caso.

Anita relembrou o caso e afirmou que teria ido para a prisão no lugar dos animais. “Minha perspectiva é sempre: o que é melhor para os porcos? Eu não quero que os porcos que morreram no acidente de rollover sejam esquecidos. Eu teria ido para a prisão por esses porcos”.

Em 5 de outubro, Krajnc correu para uma interseção onde o caminhão de transporte cheio de porcos caiu e causou a morte de 60 animais. Os 100 porcos restantes foram conduzidos para um matadouro próximo. Ela disse que passou pela fita policial instalada na área para ter uma visão mais próxima do que aconteceu e registrar o sofrimento dos porcos.

O vídeo da cena mostra que ela foi arrastada pela polícia e depois algemada. Anita disse que mancou de propósito, mas que não foi ferida no incidente. “Eu estava em um estado mental diferente naquele dia”, disse Krajnc. “Quando eu cheguei lá, alguns porcos estavam fora do caminhão, andando por aí. Não há nada como ver porcos andando na calçada e comer grama depois de ter feito anos de vigílias semanais. Era difícil compreender essa visão”.

Enquanto assistia a cena sangrenta, o barulho a atingiu, disse ela. “Eu não posso dizer o quão difícil foi para mim ouvir os porcos gritando. E eu queria dar testemunho e tirar um vídeo do máximo que pude, então passei pela fita. Duas vezes, passei duas vezes”. Ela disse que planeja realizar uma vigília em outubro para honrar a memória dos porcos.

No início deste mês, em um caso separado, Krajnc foi absolvida de uma acusação de injúria instaurada depois que ela deu água para os porcos em um caminhão que os levaria para um matadouro. Nesse caso, um juiz determinou que Krajnc não violou a lei desde que não feriu os animais nem os impediu de serem mortos quando despejou o líquido de uma garrafa de água no caminhão.

O juiz disse, no entanto, que Krajnc pode ter sido motivada em parte pela perspectiva de chamar a atenção para a causa animal. “O fato de a Sra. Krajnc ter dado água a um porco recebeu inicialmente pouca atenção”, disse o juiz David Harris em sua decisão. “Por outro lado, o ato de processar a Sra. Krajnc provavelmente levou a publicidade ruim suficiente para a indústria de porcos que poderia ser dito que a acusação realmente conseguiu o que eles acusaram Krajnc de tentar fazer”.

Você viu?

Ir para o topo