EnglishEspañolPortuguês

Desmatamento pode extinguir coalas de regiões australianas

24 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Os coalas correm o risco de ser exterminados em áreas de Queensland e de Nova Gales do Sul, na Austrália, alertou a WWF do país.

Coala se pendura em caminhão em Nova Gales do Sul
Foto: WWF AUSTRALIA

A organização tem pressionado os governos estaduais a agir para proteger os ícones australianos, explicando que o desmatamento está destruindo rapidamente os habitats dos mamíferos.

Martin Taylor, diretor de áreas protegidas e cientista de proteção da WWF, estimou que cerca de 180 coalas morreram como resultado disso apenas no Sudeste de Queensland entre 2013 e 2015.

“Isso é realmente a ponta do iceberg. Estamos vendo centenas de coalas admitidos em hospitais da vida selvagem. Há o efeito imediato da destruição de seu habitat por tratores, mas há também o legado disso”, disse ele.

Taylor disse que, uma vez que o habitat for reconstruído, existirão novas ameaças à espécie, como mais carros e “mais acidentes devem acontecer com coalas”.

Os números dos animais caíram 53% em média em Queensland, 26% em Nova Gales do Sul e em uma região conhecida como Koala Coast, a redução foi de 80% nas últimas duas décadas.

Atualmente os coalas são listados como vulneráveis em Queensland, Nova Gales do Sul e no Território da Capital Australiana.

Coala na natureza
Foto: WWF AUSTRALIA/ Doug Gimesy

As descobertas de Taylor fazem parte de dois novos relatórios da WWF, de acordo com a ABC.

O grupo alertou sobre “extinções localizadas” se medidas não forem adotadas para impedir o desenvolvimento que invade os habitats de coalas.

“O governo precisa estabelecer proteções fortes, não apenas para coalas, mas para todos os nossos animais selvagens. O problema é que há muita impunidade para todas as indústrias que querem destruir habitats”, destacou Taylor.

A bióloga Christine Adams-Hosking também contribuiu para os relatórios. “Até que o público queira mudar, não acredita que nada vai melhorar para o coala”, afirmou.

Adams-Hosking informou que mesmo as populações estáveis de coalas estão ameaçadas. “Estável por quanto tempo, esta é sempre a questão”, enfatizou.

Você viu?

Ir para o topo