EnglishEspañolPortuguês

Marcelo Crivella quer o fim da Secretaria dos Animais

22 de dezembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Por Helena Novaes

animais
Prefeito Marcelo Crivella enviará para a Câmara de Vereadores do Rio, um Projeto de Lei para a extinção da Secretaria | Foto: Divulgação / Helena Novaes

Para a frustração dos protetores e ativistas da luta pelos direitos animais, a extinção da Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais do Rio já está definida pelo futuro Prefeito Marcelo Crivella: na primeira semana de janeiro de 2017, Crivella enviará para a Câmara de Vereadores do Rio um Projeto de Lei para a extinção da Secretaria

Segundo um assessor do prefeito eleito, a Sepda foi criada pela lei nº 3172 de 27 de dezembro de 2000 e para ser extinta é necessário o envio para a Câmara de Vereadores.

Para uma protetora, que pediu para não ser identificada, mesmo que a Sepda vire uma Subsecretaria ou uma Divisão, será muito ruim, pois “se ele diminuir a estrutura é porque vai diminuir o orçamento, senão não se justificaria a transformação”. Certamente dezenas de animais pagarão com a vida.

A expectativa é de que os Programas desenvolvidos pela Sepda sejam seriamente atingidos, inclusive o principal deles, o Bicho Rio que trata de esterilização gratuita de cães e gatos, pois os contratos com os veterinários serão cancelados devido à falta de recursos no orçamento que será drasticamente reduzido.

prefeitura do rio e sepda
O futuro prefeito já enviará o PL ainda em janeiro | Foto: Divulgação / Helena Novaes

Os postos de atendimento para castrações também devem ser reduzidos, o que certamente contribuirá para aumentar os números de animais abandonados.

Será uma batalha, pois ativistas e defensores da causa dos animais já anunciaram que cobrarão dos Vereadores os votos contra a medida. Uma relação daqueles que votarem a favor do fim do órgão será divulgado nas redes sociais. “Manifestações acontecerão na porta da Prefeitura,” não aceitaremos isso, essa maldade com os animais”, disse uma ativista que também não quis se identificar.

Antes das eleições o então candidato, concedeu várias entrevistas prometendo atuar na defesa dos animais. Agora depois de eleito, alterou seus compromissos.

    Você viu?

    Ir para o topo