EnglishEspañolPortuguês

Consulta pública sobre animais ameaçados de extinção encerra-se segunda-feira

13 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Lobo guará - Foto: Sergio Bavaresco
Lobo guará – Foto: Sergio Bavaresco

A consulta pública sobre a reavaliação da lista de espécies ameaçadas da fauna do Rio Grande do Sul termina na próxima segunda-feira (15). As contribuições sobre o estado de conservação das espécies pode ser enviada pelo site www.fzb.rs.gov.br, o qual disponibiliza a avaliação das 1,6 mil espécies entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.

O trabalho prévio de 129 especialistas de 40 instituições apontou que 274 espécies do Estado estão em um dos três níveis de ameaça de extinção (vulnerável, em perigo e criticamente em perigo), além de 11 que foram consideradas extintas. Depois desta etapa, as contribuições serão analisadas, e a lista oficial será conhecida. A primeira lista estadual foi elaborada em 2002.

Termômetro da natureza
A lista prévia indica que estão ameaçados 22% das espécies de mamíferos, 17% dos peixes de água doce, 15% dos anfíbios, 11% dos répteis e 14% das aves nativas do Rio Grande do Sul.

“Uma lista de espécies serve para subsidiar as políticas públicas e servir como um termômetro de como o ser humano está tratando o ambiente natural”, disse Glayson Bencke, coordenador geral do trabalho e pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (MCN/FZB).

Os critérios, procedimentos e definições utilizados para a revisão da lista foram desenvolvidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), amplamente empregados em avaliações das condições de conservação de espécies em nível global e regional (países ou estados).

A revisão periódica da lista é prevista tanto no Código Estadual do Meio Ambiente como no Decreto Estadual 41.672/2002, que também estabelece a obrigatoriedade da constituição de uma comissão multi-institucional formada por especialistas em fauna para coordenar o processo.

Fonte: Sul21

Você viu?

Ir para o topo