EnglishEspañolPortuguês

Protesto será realizado contra Biotério da Universidade Estadual de Maringá (PR)

14 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Hoje, às 13h, tem manifestação na entrada do portão principal da UEM, promovida por defensores dos animais (entre os quais Flávio Mantovani), para que os cães confinados no Biotério e que são usados em experimentos, sejam libertados.

A Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Fundações e Terceiro Setor de Maringá apresentou no último dia  7 , ação civil pública ambiental, com pedido de liminar, contra a Universidade Estadual de Maringá para suspender a utilização de cães para experimentos e outros procedimentos clínicos pelo curso de Odontologia.

O Ministério Público do Paraná sustenta que os animais, cães da raça beagle, são mantidos em condições precárias de higiene no Biotério Central da UEM e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada. As irregularidades são confirmadas por laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR).

O caso chegou ao MP-PR através de abaixo-assinado com cerca de 6 mil assinaturas. O responsável pela ação é o promotor de Justiça José Lafaieti Barbosa Tourinho. Os cães são sacrificados com overdose de anestésico (as carcaças são incineradas).

Fonte: O Diário

Você viu?

Ir para o topo