EnglishEspañolPortuguês

Vacinação antirrábica de cães e gatos é cancelada em SP

15 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

O Ministério da Saúde decidiu por mais um ano cancelar a vacinação antirrábica no estado de São Paulo. Segundo o Ministério somente os estados que apresentaram casos de raiva canina ou humana (por variante canina) nos últimos três anos receberão a vacina.

O estado de São Paulo não apresenta casos de raiva humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997. E, em 1998, também foi registrado o último caso de transmissão de cão para cão. O estado, portanto, será incluído em uma próxima etapa de distribuição da vacinação, junto com os demais estados.

A nota do Ministério da Saúde informa ainda que há um estoque estratégico de vacinas (cerca de 1 milhão de doses) para bloqueio de eventuais focos de raiva em cães e gatos em todo o Brasil.

De acordo com a circular, a decisão foi adotada em função de eventos adversos ocorridos com a vacina contra raiva canina e felina em 2010. Diante disso, o Ministério da Saúde definiu, junto ao laboratório responsável pelo fornecimento da vacina (Tecpar), a realização de novas análises laboratoriais no imunobiológico produzido, além de ensaio clínico, previamente à sua utilização em campo.

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia da Costa Meirelles, os proprietários que queiram vacinar seus animais devem procurar por uma clínica particular. “O estado de São Paulo não foi incluído na lista do Ministério por não registrar nenhum caso desde 98. Por não haver vacinação na rede pública, os tutores deverão procurar por clínicas, caso queiram vacinar seus cães ou gatos”, disse.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo