EnglishEspañolPortuguês

Facebook dificulta atuação de comunidades de defesa dos animais

6 de setembro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, durante uma conferência (Foto: Justin Sullivan/Getty Images)

Ao longo das últimas semanas, personalidades e páginas criadas pelos defensores dos animais para poderem se comunicar com outros amantes dos animais estão enfrentando sanções em suas páginas ao tentarem incluir informações que o Facebook chama de “spam” e “conteúdo irrelevante”, segundo informou o jornal Examiner.

Centenas de páginas foram notificadas através de um pop-up automático entitulado de “Postagem de páginas desativada temporariamente” onde se lê:

“Facebook – Os defensores dos animais estão em pé de guerra devido a uma mudança nas políticas de spam do Facebook que deixou centenas de páginas de direitos animais, incapazes de publicar ou comunicar-se com outras páginas por 15 dias.

Notamos que sua conta tem postado spams ou conteúdo irrelevante na página do Facebook. Por causa disso sua permissão para postar na página foi suspensa por 15 dias.

Se você continuar a postar após este bloqueio ter sido liberado, sua conta poderá ser desabilitada permanentemente.
Os destinatários desta mensagem foram então forçados a concordar com uma declaração de que eles entenderam que ‘postar spam é proibido e contra as normas da comunidade do Facebook’ antes de continuarem.”

Páginas afetadas  por esta repressão sem precedentes pela administração do  Facebook estão reclamando que foram pegos de surpresa.

Helen Matson, dona da página do Facebook “Get Happy with Gus”, disse: “eu fiquei absoluta e totalmente chocada pois algumas das páginas raramente postavam e nem eram tão ativas quanto outras.”

Um dos maiores problemas dos donos de páginas do Facebook e que estão mais preocupados, é sobre a permissão de defender e manter um network em prol dos animais abandonados e doentes, deixando o sentimento de que a facilidade de defender os animais foi reduzida devido à proibição do Facebook.

Jackie Gallagher, dono da página “Help Save Zen” disse que “algumas páginas existiam especificamente para lutar e trazer aos olhos de todos o abandono de animais, os abusos, maus-tratos e doação de animais resgatados e agora eles não podem mais serem ouvidos.”

A comunidade "Help Save Zen" sofreu restrições no Facebook

Gallagher continua: “Nós primeiramente focamos em levantar fundos para ajudar famílias que possuem animais e necessitam de ajuda ou que necessitem de cuidados urgentes.”

Helen Matson diz que o impacto ainda é extremamente palpável no mundo de defesa animal.

“A comunidade está confusa e chateada e alguns estão muito bravos. Muitos estão tentando encontrar respostas. Centenas  estão usando um grupo para se manterem conectados até que tudo isso seja resolvido de uma forma ou de outra. As pessoas que estão profundamente envolvidas no resgate de animais estão muito preocupadas. Sinto que posso falar por quase qualquer um dos proprietários da páginas dizendo que estamostotalmente confusos e sentimos que não fizemos nada de errado, nada que violasse os termos de uso e diretrizes destas páginas”, diz Helen.

Liza Hitt, membro da coalizão das páginas afetadas pelo Facebook, investigou e testou a sensibilidade dos filtros de spam do Facebook, criou uma página chamariz projetada especificamente para avaliar a situação e e animais afetados e foi capaz de lançar a página a uma proibição de 15 dias.

“Fiz duas páginas de teste”, disse Liza Hitt, “eu usei as contas de dois dos membros da minha família, que realmente não usam o Facebook e criei as páginas de forma idêntica. Após vários testes e denúncias de spam, as páginas foram bloqueadas.”

Apesar de um pedido ter sido enviado recentemente para o Facebook, até o momento ninguém obteve resposta.

O silêncio da administração do Facebook sobre esta questão tem causado muitas dúvidas nos grupos de defesa dos animais à respeito da rotulagem de spam e lealdade das políticas do Facebook em geral.

“Acho que o Facebook precisa retirar estas proibições”, disse Jackie Gallagher, “e mudar as regras sobre o que eles consideram spam e conteúdo irrelevante. Se este é um problema para eles, seria necessário que eles nos avisassem que algo estava sendo feito. Se a questão  é que o Facebook está tentando eliminar todas as páginas de defesa dos animais então apenas poderiam mudar as regras e parar de nos perturbar para que assim possamos pegar nossas coisas e mudar para outro lugar.”

Você viu?

Ir para o topo