EnglishEspañolPortuguês

Cães e gatos são castrados e recebem microchips, no PR

28 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Para controlar a superpopulação de animais e diminuir a incidência de zoonoses em São José dos Pinhais (PR), a Prefeitura já está fazendo a castração e implantação de microchips nos cães e gatos que foram cadastrados no Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina.

Lilica foi a primeira cadela cadastrada a passar pela cirurgia de castração, na última sexta-feira (22). Na segunda-feira (25) ela já estava feliz da vida e brincando com a tutora, Célia Maria Benatto.

São 550 cachorros e 237 gatos cadastrados no Programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Antes de serem castrados, os animais e os tutores devem passam por algumas etapas necessárias. “Os tutores devem passar por um minicurso sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal, que é um condicionante do processo”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira.

Após o minicurso, funcionários da Secretaria e residentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem uma visita às residências para verificar as condições de onde vivem os animais, aplicar as vacinas antirrábica e óctupla, o antipulgas e fornecer vermífugo. Além disso, eles também dão orientações aos donos sobre os cuidados adequados com os animais.

A cirurgia de castração tem duração estimada de 15 minutos, no caso dos machos, e 30 minutos, para as fêmeas. O pós-operatório exige uma série de cuidados. Em clínicas particulares, o preço médio da cirurgia – que está sendo feita gratuitamente pela Prefeitura – é R$ 100 para cães machos e R$ 150 para fêmeas. O valor que varia de acordo com idade e raça do animal.

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo