Elefante-marinho é encontrado no litoral do Paraná

silvana
julho 23, 2011

Um elefante-marinho foi encontrado na semana passada no litoral do Paraná, na baía de Guaraqueçaba (a 165 km de Curitiba).

O animal, que tem 3,5 metros de comprimento e pesa aproximadamente uma tonelada, vive na Antártida, mas, nessa época do ano, reproduz-se na Patagônia.

A ocorrência desse tipo de animal na costa brasileira é rara –segundo a pesquisadora Camila Domit, bióloga do Centro de Estudos do Mar da UFPR (Universidade Federal do Paraná), nos últimos 60 anos, houve registro de apenas 40 elefantes-marinhos no Brasil.

O animal encontrado no Paraná provavelmente foi trazido por correntes marítimas da Patagônia até o litoral brasileiro.

“Isso mostra que as correntes marítimas das Malvinas estão chegando com mais força ao nosso litoral este ano”, comenta Domit. “Pode estar relacionado ao El Niño [aquecimento das águas do Oceano Pacífico], mas não dá para garantir.”

O elefante-marinho não chegou a ser capturado pela equipe da UFPR, por causa de seu grande porte e de sua agressividade.

“Há muitas brigas entre os machos da espécie. Eles vivem em haréns e brigam entre si para dominar as fêmeas”, explica a bióloga, que não aconselha os curiosos a se aproximarem do animal.

Segundo ela, o estado de saúde do elefante-marinho “paranaense” era bom. A equipe da UFPR fez apenas uma marcação no pelo do animal –“PR1”– e monitorou seu comportamento à distância.

Desde o dia 16 de julho que o elefante-marinho não é visto pelos pesquisadores.

A equipe da UFPR pede que quem avistar o animal dê notícias sobre seu paradeiro, pelo telefone (41) 9854-3710.

O elefante-marinho vive, em média, cerca de 15 anos, mas muitos morrem antes em lutas pelas fêmeas do grupo.

Fonte: Jornal Floripa


Você viu?

Lorem Ipsum is simply

Lorem Ipsum is simply

Lorem Ipsum is simply

Lorem Ipsum is simply

Lorem Ipsum is simply

Lorem Ipsum is simply

Lorem Ipsum is simply

Lorem Ipsum is simply

Boas-vindas ao WordPress. Esse

Boas-vindas ao WordPress. Esse


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK