EnglishEspañolPortuguês

Ibama cumpre determinação da Justiça e retira animais do Zoo de Niterói (RJ)

14 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Agentes do Ibama, da Polícia Federal, do Batalhão Florestal e da Advocacia Geral da União fazem operação no Zoológico de Niterói para retirada de todos os animais que ainda estão no local. A ação é uma determinação judicial.

O chimpanzé Jimmy, principal atração do zoológico, ficou agitado com a intensa movimentação em volta de sua jaula e precisou ser sedado. O macaco, de cerca de 80kg, esteve envolvido em uma polêmica no início deste ano, quando um grupo de defensores dos direitos animais entrou com pedido de habeas corpus alegando que ele não poderia viver em cativeiro. A justiça negou o recurso.

Além de Jimmy,  parte dos macacos pregos e araras que ainda se encontram no Zoo serão transferidos. O chimpanzé e um dos dois leões serão encaminhados para um santuário de animais em Sorocaba, São Paulo.

No último dia 5.099 animais silvestres já tinham sido retirados do Zoo. A justificativa para a remoção foi a de que a entidade não possui registro permanente de funcionamento. Cerca de 40 animais continuaram abrigados no espaço.

Segundo o Ibama, seis saguis, duas araras híbridas, quatro tucanos-toco, 11 maritacas, duas carcarás, uma suindara, sete corujas-buraqueiras e três mocho-orelhudas foram levados para o Centro de Triagem do órgão, em Lorena, São Paulo.

Nove araras-canindés, uma seriema, 33 tigres-d’água-exóticos, três gaviões-carrapinteiro, três quiri-quiris, foram transferidos para o Centro de triagem de Seropédica, no Rio. Outros 20 animais foram levados para um hospital veterinário.

A presidente do Zoonit, Giselda Candiotto, considerou arbitrária a ação do Ibama. Ela se recusou a entregar as chaves das jaulas e a Fundação acabou multada em R$ 100 mil por criar obstáculos para o cumprimento da lei.

A ordem de fechar o Zoológico de Niterói veio após a justiça verificar que a fundação descumpriu um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado pelo Zoo, com o ministério Público Estadual, Federal e também com o Ibama.

Além disso, a administradora do zoológico também foi autuada pelo suposto desvio de 490 animais, entre os quais alguns ameaçados de extinção. Eles foram levados ao local após operações do Batalhão Florestal e, em seguida, entregues ilegalmente a terceiros. Segundo o Ibama, apenas um dos receptadores teria recebido 200 animais.

Fonte: JB

Você viu?

Ir para o topo