EnglishEspañolPortuguês

Égua morre durante rodeio em Paty do Alferes (RJ)

1 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Grupo Ula!
[email protected]

Todo ano a cidade Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro, sedia a popularmente conhecida Festa do Tomate, originalmente Exposição Agrícola e Concurso Leiteiro. De acordo com o divulgado, o evento é realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

O evento tem duração de cinco dias e conta com shows de cantores nacionalmente populares (não há apresentações artísticas locais) e apresentações diárias de rodeios na Cia de Rodeio Falcão, que vem no interior de São Paulo com os animais explorados para tal. Nesse dia 26 de Junho de 2011, foi registrado um flagrante de uma égua morrendo na arena do rodeio da Cia de Rodeio Falcão, durante a Festa do Tomate em Paty do Alferes, Rio de Janeiro.

Segundo a descrição do próprio vídeo, “pessoas que viram os bastidores antes do animal entrar na arena, relataram que o animal não estava conseguindo ficar de pé, os peões ficaram cutucando o animal com uma vara para o mesmo levantar. Após entrarem na arena o animal deu uma volta e caiu não levantando mais, saindo arrastado por vários peões”. Diante do animal desfalecido no chão da arena, a locutora do rodeio, Mara Magalhães, tenta desviar a atenção do público e minimizar a situação.

Os peões começam a puxar o animal pelos membros e cauda, tentando de forma agressiva e inapropriada, arrastar o animal que precisa de ajuda, sendo acometido por algo desconhecido. Um dos vídeos mostra a égua esticando os membros, enquanto é violentamente manipulada pelos peões, parecendo convulsões. Diante da manifestação de vaia do público, a locutora tenta justificar que eles possuem veterinário e profere xingamentos às pessoas. Desligam as luzes da arena.

Até o momento, não houve pronunciamento sobre o ocorrido, nem ntícias sobre o animal, nem por parte da prefeitura de Paty do Alferes, nem da Cia de Rodeio Falcão. Os artistas Fernandinho, Fernando e Sorocaba, Michel Teló, Charles Brow Jr., DJ Jesus Luz e Exaltasamba apoiaram esse evento se apresentando.

Saiba mais sobre o cruel bastidores do rodeio em: www.uniaolibertariaanimal.com/rodeio ou www.odeiorodeio.com

Vídeos mostram cavalo morrendo na arena em Paty:

Link mostra animais explorados para rodeio da Cia Marca 70 na Expo Seropédica. A mesma compaia promoverá o rodeio da Expo de Itaguaí, que começa hoje, 30 de junho de 2011.

Você viu?

Ir para o topo