EnglishEspañolPortuguês

Jornal de Israel admite que notícia de cão condenado à morte era falsa

20 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

O jornal israelense ‘Maariv’ pediu desculpas pela publicação de uma notícia (leia aqui) que admitiu ser falsa, a de que um tribunal judaico de Jerusalém havia condenado um cachorro à morte por apedrejamento.

A notícia, publicada pelo jornal na sexta-feira (17), foi depois amplamente divulgada pela imprensa israelense e internacional, inclusive a BBC Brasil.

Na retratação, o jornal citou o responsável pelo tribunal que trata de assuntos financeiros do bairro de Mea Shearim, Yehoshua Levin, dizendo que ‘não há base na lei judaica para abuso de animais’.

O tribunal emitiu um comunicado dizendo que um cão entrou no recinto, mas negou que ele tenha sido condenado.

Protestos

A reportagem original afirmou que o cachorro havia entrado e permanecido por semanas no tribunal, composto por rabinos, o que fez um juiz lembrar de uma maldição imposta a um advogado secular, já morto.

Ainda segundo o artigo, na ocasião, há cerca de 20 anos, os juízes do tribunal do bairro desejaram que o espírito do advogado entrasse no corpo de um cão, animal tido como impuro no judaísmo tradicional, depois que ele proferiu insultos à corte.

A reportagem disse que o animal teria conseguido fugir.

A notícia falsa gerou protestos de associações de defesa dos direitos dos animais.

Fonte: G1

Nota da Redação: Assim como muitos veículos da grande mídia internacional, como AFP, The Telegraph, BBC, TIME, CNN, entre outros, juntamente a outros importantes veículos nacionais como UOL, G1,Terra, IG, BBC Brasil, etc, noticiaram o fato como sendo verdadeiro, retratamo-nos com esta informação e lamentamos que o jornal israelense ‘Maarivtenha produzido uma falsa notícia, perturbando e prejudicando, desta forma, animais humanos e não humanos.

Você viu?

Ir para o topo