EnglishEspañolPortuguês

Defensores dos animais se mobilizam para impedir a caça aos ursos pretos

8 de junho de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Daniel Marques  (da Redação)

Foto: Susan Kehoe

Defensores dos direitos animais não podem perder tempo para encontrar meios que impeçam outra temporada de caça aos ursos negros.

Na verdade, Doris Lin, vice-presidente de assuntos jurídicos do grupo BEAR,  disse que uma ação judicial anteriormente apresentada contra o Estado de New Jersey, nos EUA, desafiando o plano de gestão do urso preto,  pode avançar e até impedir a caçada desses animais neste ano.

“ Nosso movimento para tentar impedir a caça ao urso em 2010 foi negada, mas foi apenas um movimento”, disse Lin. “ Nossa ação judicial sobre o mérito ainda vive.”

Segundo informações do jornal North Jersey, essa ação judicial foi ajuizada em novembro do ano passado em nome de BEAR Group e Liga de Proteção dos Animais de Nova Jersey.

Embora, ainda tenha que ir a julgamento, Lin espera que o caso seja ouvido na Divisão de Apelação em Trenton e assim, impeça a caçada planejada para dezembro.

Lin explica que a ação contesta a validade em 2010 da política de Gestão Global  Black Bear que o Departamento Estadual de proteção Ambiental (DEP) estabeleceu para a caça do urso preto como ferramenta de controle populacional.

A política de 2010 é processualmente falha, disse Lin, porque os comentários públicos sobre a caça propostos, não foram plenamente analisados e alguns foram omitidos do resumo publicado em flagrante violação da Lei de Procedimentos Administrativos.

Além disso, é uma lei substancialmente errada, “porque é baseada em uma ciência ultrapassada, e em alguns casos, completamente isenta de informação científica”.

Segundo o plano, que está disponível no site da DEP, o Conselho de Caça e Pesca, propõe: ” reduzir as incidências de urso de alto risco que são uma ameaça para a segurança pública e causam danos à propriedade”, e reitera que a população do urso no Estado – em número estimado de 3400 – é grande o suficiente para suportar uma temporada de caça recreativa e regulamentada.

O porta-voz do DEP Larry Ragonese disse anteriormente que vai demorar pelo menos alguns anos de caça controlada para diminuir os números da população até um nível tolerável, considerando que os filhotes do ano novo estão adicionados a esses números.

Mas, Lin afirma que a Divisão de Peixes e Vida Selvagem ao calcular as queixas deixam seus números “inflados e não houve aumento real do número de queixas contra o urso, no qual a caça é fundamentada.”

Lin comenta que segue as recomendações da Divisão de Peixes e Vida Selvagem –  e que foi destacado no mês de maio – que a primeira semana do mês de dezembro de 2011 será dedicada à caça do urso.

Embora o Conselho de Caça e Pesca não tem poder  de cumprir essa recomendação até julho, o porta-voz  do DEP Ragonese Larry não esperava pelo mesmo processo que previa impedir a caça do urso em 2010 – uma vez que a caça do urso preto já seja uma política de gestão aprovada pelo Conselho de Peixes e de Vida Selvagem “.

Com essa caça já estabelecida, Ragonese disse que cabe ao Conselho de Peixes e Vida Selvagem determinar as particularidades dessa caçada como parte de seu calendário de caça anual, que define as regras para as caçadas em todos os Estados.

Para este ano, a Divisão de Pesca e Vida Selvagem tem recomendado que a caça seja realizada entre os dias 05 a 10 dezembro, durante seis dias, para coincidir com a temporada da igualmente cruel caça aos veados.

Entretanto, os defensores dos animais estão se preparando para impedir a caça, e a Suburban Trends está recebendo uma enxurrada de cartas e emails daqueles que são contra o massacre dos ursos.

Quem se interessar em manifestar sua indignação contra essa prática cruel pode escrever para o email [email protected] .

Você viu?

Ir para o topo