EnglishEspañolPortuguês

Semana do Meio Ambiente foca responsabilidade com animais

4 de junho de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Regras para adoção, orientações para guarda responsável e controle de natalidade de animais foram temas prioritários na programação do terceiro dia de atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente em Maringá.

Na primeira palestra do dia, estudantes e profissionais da área ambiental que lotaram o auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), ouviram da médica veterinária da Secretaria de Saúde de Maringá, Marilda Fonseca de Oliveira, uma análise sobre as Perspectivas para os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ). “Existe um projeto de reestruturação para transformar esses órgãos em Unidades de Vigilância em Zoonose (UVZ) que os tornariam mais abrangentes quanto à fiscalização, controle de natalidade e na adoção de animais domésticos, semidomésticos, comunitários e errantes”, destacou.

Em seguida a secretária de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, Edilaine Vieira da Silva, fez uma exposição do Programa de Controle Ético de Populações Canina e Felina que o município desenvolve na tentativa de minimizar o número de animais nas ruas. “O interessante é que 80% desses animais têm donos, mas que não se preocupam com a necessidade de controle populacional, o que gera um problema ambiental muito sério”, afirmou.

Rio Iraí

Ainda tratando das questões ambientais geradas pelo grande número de animais soltos em São José dos Pinhais, a bióloga da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Michele Losso, enumerou uma série de medidas adotadas pela companhia de saneamento do Paraná dentro do Programa de Guarda Responsável de Animais Domésticos na Área de Preservação Ambiental do Rio Iraí.

O manancial é um dos afluentes do Rio Iguaçu e forma a represa que abastece de água a cidade de Curitiba e municípios da região Metropolitana da Capital. “Ali nós desenvolvemos um trabalho de preservação e conservação ambiental de forma sustentável para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou, enumerando as ações educativas de proteção de mananciais junto à comunidade lindeira.

A guarda responsável de animais também foi o foco principal nas palestras do médico veterinário do CRMV de Curitiba, Leonardo Napoli, e da integrante da organização não governamental APARU de Maringá, Clarice Rodrigues.

Feira para adoção

No final da manhã os temas abordados no encontro foram refletidos na encenação da peça “O Cachorro do Menino”, apresentada pelo grupo teatral da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais.

No período da tarde, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Controle de Zoonoses promoveram uma feira para adoção de animais domésticos no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio.

Além de doar à população vários filhotes de animais recolhidos pelo CCZ, organizadores da feira mostraram produtos confeccionados com materiais reciclados e passaram orientações sobre a destinação correta de lâmpadas, pilhas e baterias.

A programação da Semana Mundial do Meio Ambiente prossegue nesta sexta-feira (3), no Auditório do CREA. A partir das 8h30, uma palestra com Felipe Augusto Faria (Operations and Government & Institutional Manager – Greens Building Council – GBC/Brasil) abordará o tema Construções Sustentáveis/Certificação LEED, seguida de debate.

Tornar a construção civil uma atividade menos impactante ao meio ambiente, desenvolvendo projetos que usam racionalmente os recursos naturais, sem deixar de atender plenamente as necessidades humanas é um das prioridades da arquitetura para as construções sustentáveis.

No sábado (4), durante a tarde, a Semana de Meio Ambiente realiza a campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós consumo, nas lojas da rede São Francisco/Canção, junto com os Grupos Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte e o Instituto São Francisco.

Procissão no Parque

O evento será encerrado no domingo (5), quando o Parque do Ingá será aberto para visitação pública das 9h às 17 horas.

Às 9 horas da manhã o arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti, fará a entronização da imagem restaurada de Nossa Senhora Aparecida na nova gruta do Parque. A procissão com a imagem da santa partirá da entrada principal do Parque até a nova gruta.

Ainda no período da manhã está prevista a realização da Ecobike/Sanepar.
Das 14 às 17 horas, na Praça da Catedral, terá prosseguimento a Campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós-consumo, além da Feira para adoção de animais domésticos e Exposição Ambiental Itinerante.

Fonte: HNews

Você viu?

Ir para o topo