EnglishEspañolPortuguês

Moradores de Santiago do Chile receberão multa por alimentar cães abandonados

4 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Soraya Machado  (da Redação – Chile)

Imagem: Reprodução/Tele13 Online

A partir de agosto, um gesto que geralmente está associado com a caridade, será passível de multa. As pessoas que sejam vistas pelos inspetores municipais de Santiago, dando comida aos cães famintos receberão multas de 90 dólares.

O objetivo desse decreto municipal é diminuir a quantidade de cães que vagam pelas ruas.

Segundo inforamações do Tele 13 Online, o prefeito Pablo Zalaquett disse que “as pessoas que têm uma grande preocupação com os cães e não podem adotá-los devem levá-los  para suas casas para dar alimentação, caso não queiram ser multadas”.

Na foto, o prefeito Pablo Zalaquett com Obama

A questão é bastante polêmica. Os defensores dos animais de Santiago, através das redes sociais como o Facebook desafiam a Pablo Zalaquett e estão se organizando e planejando protestos.

Até o momento 3 mil pessoas já aderiram à marcha que foi organizada pelo grupo do Facebook “Yo alimento al Kiltro Capitalino” para sábado, 11, saindo da “Plaza de Armas” (marco zero da cidade de Santiago) e chegando ao “Palacio de la Moneda” (palácio do governo). A ideia é protestar e alimentar a quantidade máxima de cães que ainda vivem nas ruas.

Note-se que no município de Santiago vivem 200 mil pessoas. Há também uma população canina de 34 mil cães, dos quais 16 mil perambulam pelas ruas sem abrigo e sem tutor, são os chamados “kiltros”.

Nota da Redação: Matar os cães de fome não é a solução para o problema da grande população de animais abandonados, mas sim esterilizar os animais e organizar feiras de adoção. Bastaria um pouco de vontade política aliada a uma ação efetiva para começar a ver resultados positivos.

Você viu?

Ir para o topo