EnglishEspañolPortuguês

Estrela da série ‘Diários do Vampiro’ cria fundação para combater crueldades contra os animais

9 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
O ator Ian Somerhalder criou uma fundação para defender animais. Foto: reprodução Spoilers Guide

(da Redação)

Quando o ator Ian Somerhalder, estrela da série de TV Diários do Vampiro (Warner) soube do assassinato brutal de 100 cães de trenó (huskies siberianos), em British Columbia,  Canadá, ficou indignado. “Como pessoas, não podemos aceitar este tipo de matança sem sentido. Esses animais foram brutalmente assassinados e os responsáveis devem ser processados sob o rigor da lei”, declarou à repórter Stephanie Feldstein da Change.org.

Mas, segundo o ator, este caso não pode ser simplesmente concluído com o processo penal. “A lei de prevenção contra crueldade aos animais tem muitas brechas e ambiguidades, favorecendo os criminosos. As leis devem ser alteradas para que este tipo de crueldade seja compreendido como uma violência que depõe contra a própria vida e que, portanto, não pode ser tolerada”, disse Ian Somerhalder.

A Fundação Ian Somerhalder criou uma petição pela Change.org para fazer exatamente isso. Em apenas um dia, mais de 4.500 pessoas já aderiram ao convite à apresentação de British Columbia para reformar as suas leis contra a crueldade animal.

A paixão de Somerhalder pelos animais se traduz em suas ações pessoais e de sua fundação. Foto: reprodução truebluestyleps

O rescaldo das mortes de cães de trenó tornou claro que a British Columbia precisa repensar não só as suas leis em defesa dos animais, mas também como os cães de trenó são tratados. Os cães de trenó podem ser reabilitados e posteriormente adotados por famílias. Uma saída feliz para todos.

Entre as demandas da petição está uma nova exigência de que a SPCA de British Columbia e outros abrigos avaliem cada animal em vez de condená-los sumariamente com base de onde eles vêm. (A discussão do destino dos cães de trenó, no Canadá, é semelhante ao debate que temos visto nos EUA a respeito dos cães resgatados de rinhas).

Somerhalder espera que a campanha para reformar as leis de British Columbia seja um exemplo global aos governos e organizações para financiar e criar programas que dão aos animais resgatados uma segunda chance. “Há sempre uma outra forma de permitir que esses animais vivam, eu quero que esses animais tenham uma vida longa, feliz e produtiva.”

Ele acredita no poder da internet para defender os animais. Foto: reprodução zastavki.com

A paixão pelos animais de Somerhalder se traduz em suas ações pessoais e de sua fundação. “Nós não somos melhores do que qualquer outra espécie, só temos polegares opositores, uma linguagem escrita e um cérebro grande”, diz ele.

E completa, “nós temos o poder da internet. Se colocarmos tudo isso junto, nós podemos tornar o mundo um lugar melhor para os animais, começando com a British Columbia.

Gordon Campbell disse que a matança é inaceitável. Foto: reprodução The Tyee

Em comunicado, o premier de BC, Gordon Campbell, disse: “Os detalhes trágicos e desconcertantes, que surgiram em torno da forma cruel como estes cães foram tratados cruel não são aceitáveis para British Columbia ou para seu governo”, disse o premier à Change.org.

Uma força-tarefa foi convocada para analisar a indústria de cães de trenó e fazer recomendações ao Ministro da Agricultura. A força-tarefa deverá apresentar seus resultados no próximo dia 25 março.

Conheça a fundação criada pelo ator Ian Somerhalder para defender os animais: www.isfoundation.com

Você viu?

Ir para o topo