EnglishEspañolPortuguês

Após protesto, Universidade de Utah bane compra de animais para pesquisa

4 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Tiago Claus (da Redação)

Após investigação da PETA e uma campanha que durou um ano todo, com forte apoio dos internautas (a ANDA noticiou no início de janeiro), a Universidade de Utah (EUA) anunciou que não irá mais comprar cães e gatos da NUVAS (sigla em inglês para Abrigo de animais de North Utah Valley) e de nenhum outro abrigo, para usá-los em mortais e abusivas pesquisas de laboratório. Segundos informações da PETA, como a universidade era a última compradora de animais abandonados para experimentos, essa vitória significa o fim dessa cruel prática em todo o estado de Utah.

Até essa investigação aparecer, em 2009, abrigos públicos de Utah eram obrigados por lei a vender animais para a universidade. Logo após o caso tornar-se público, a universidade foi acusada de 9 violações em leis federais que combatem maus-tratos, e o estado de Utah modificou a lei para que os abrigos públicos pudessem escolher se venderiam ou não seus animais para experimentação, o que cessou a venda da maioria dos animais de abrigos.

A PETA entrou então com uma ação obrigando-os a publicar todos os animais vendidos. E foi assim que Sheena, noticiada anteriormente pela ANDA, se salvou logo antes do Natal.

Sheena aproveitando a neve. Foto: Reprodução/PETA

A universidade já está utilizando modernos simuladores de recém-nascidos de humanos, ao invés da intubação de gatos, para seu curso de intubação.

Agora, animais que forem para os abrigos não se sentirão traídos pelos que deveriam protegê-los, e os tutores que perderem algum animal saberão que, se eles forem para os abrigos, não serão vendidos para laboratórios.

Ainda que isso seja um grande passo, muitos animais ainda sofrem nos laboratórios de outras universidades em Michigan, Carolina do Sul, Ohio, Dallas e Galveston, Texas, só para citar algumas. Visite os links (clicando nos nomes das universidades, acima) para enviar seu protesto aos responsáveis. A vitória não estará completa até que todas as jaulas estejam vazias.

Você viu?

Ir para o topo