EnglishEspañolPortuguês

Ativistas criticam Humane Society de Ottawa por servir cardápio com carne

26 de janeiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Helena Terra  (da Redação)

Foto: John Major, The Ottawa Citizen

O mesmo grupo que conseguiu banir o foie gras do cardápio da Comissão National Capital no jantar promocional feito para a Ottawa’s Winterlude tem um novo alvo, o Fur Ball, coquetel para arrecadar fundos organizado pela Sociedade Humanitária de Ottawa (Ottawa Humane Society), Canadá, Humane Society.

Segundo informações do jornal The Ottawa Citizen, desta vez o debate não é sobre fígado gorduroso de pato ou ganso, iguaria extremamente cruel, mas sim sobre produtos à base de animais servidos no próximo jantar, de 300 dólares o prato, que será oferecido no dia 26 de março deste ano.

Eles querem que a refeição seja estritamente vegana.

Mas a sociedade diz que enquanto ela defender o tratamento ético de animais não tem porque tirar a carne ou outros produtos animais do menu de gala. No entanto oferecerá uma opção vegetariana no menu.

“Estou sinceramente triste em ouvir que a Sociedade Humanitária de Ottawa (Ottawa Humane Society) não irá considerar uma refeição livre de derivados animais”, disse Sue Lawrence, relações publicas da Liga de Defesa dos Direitos dos Animais de Ottawa (Ottawa Animal Rights Defence League).

“Eu achava que pelo menos pensariam no assunto, o que estão dizendo é que servirão animais criados e abatidos pelo homem, no entanto como podem assegurar que estes produtos são realmente obtidos humanitariamente?”.

Ano passado a liga de defesa protestou do lado de fora do Fur Ball, mas não interferiu com o evento.

A Sociedade disse quinta-feira passada que o cardápio ainda não está disponível.

Lawrence preferiu não especular sobre o que ativistas farão se a Sociedade Humanitária.

Servir produtos à base de animais em um jantar para mais de 300 convidados pagantes seria “responsável por matar 33 animais para cada refeição vendida”, diz Lawrence

“Eles nos contataram e nós mandamos a eles a mesma declaração que mandamos ano passado” diz a gerente de comunicação da Sociedade.
A declaração para os ativistas cita dez pontos principais. Em um desses pontos a Sociedade Humanitária de Ottawa (Ottawa Humane Society) diz ser uma organização de bem-estar animal e não uma entidade de direito dos animais.

“A Sociedade é uma grande defensora dos animais, bem como guardiã de seu bem estar de todos os animais incluindo os de criação em fazendas.”

A Sociedade continua:”Como muitas das sociedades humanitárias, a OHS não possui uma posição contra a criação de animais para corte enquanto estes animais forem criados e abatidos de forma humanitária. Temos certeza que o menu do evento não compromete o nosso posicionamento.”

Enquanto a sociedade oferece uma opção vegetariana em todos os seus eventos, “menos de cinco de seus convidados optam por este menu,” diz a sociedade na carta aos ativistas.

Ano passado o coquetel levantou 175 mil dólares para a Sociedade. O tema do baile de gala deste ano será o “Velho Glamour de Hollywood” – Luz, Câmera, Animais.

Você viu?

Ir para o topo