EnglishEspañolPortuguês

Em 2010, um animal silvestre morreu atropelado a cada dois dias em estradas de MS

17 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Alessandra de Souza

Um tamanduá-bandeira foi atropelado e morto na madrugada desta terça-feira por algum veículo na rodovia BR-163 no quilômetro 473, aos arredores de Campo Grande.

Casos como este têm sido cada mais frequentes nas estradas que cruzam o Mato Grosso do Sul.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal, apenas na primeira semana de 2011 foram registrados três casos de mortes de animais por atropelamento. No ano passado, foram anotadas 203 mortes.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) informou nesta manhã que uma equipe da corporação ia buscar o corpo do bicho e, com isso, subiria para 600 o número de animais silvestres mortos empalhados.

Os tamanduás-bandeira, na conta da PMA, somam mais de 30. Onça pintada e onça parda, capivara e veado também estão guardados para serem feitos os empalhamentos, comenta o capitão Queiroz.

Depois de empalhados, os animais são utilizados durante aulas de educação ambiental, em especial em escolas públicas e privadas, para discutir os problemas relacionados à fauna.

No ano passado, nove animais silvestres foram atropelados dentro do Parque dos Poderes, onde fica a sede do governo estadual, em Campo Grande, e encaminhados com vida para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestre). Cinco dos quais morreram.

Nesse ano ainda não houve registro de animais atropelados no Parque, segundo a zootecnista Ana Paula Felício.

Os tamanduás da espécie bandeira são animais silvestres de hábitos noturnos e vivem cerca de 15 anos.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), essa espécie se encontra quase ameaçada de extinção.

O motivo seria a destruição de hábitats para dar lugar a pastagens.

Fonte: Midiamax

Você viu?

Ir para o topo