EnglishEspañolPortuguês

Casos de animais de estimação carentes de tratamento adequado são cada vez mais comuns

21 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Desprezo aos direitos dos animais ainda é o maior desafio

Esta cachorrinha é exemplo de descaso dos tutores: problema na pele foi ocasionado por falta de sol, ventilação, limpeza, tosa e local adequado para descanso. “A lei precisa ser executada”, afirma Eloisa. (Foto: Reprodução/JC)

 

Sensibilizada com os constantes casos de animais maltratados que recebe em seu pet shop, na Cidade e Rio Claro (SP), a proprietária Maria Eloisa Escobedo de Lima procurou o Jornal Cidade para fazer um alerta: “Nosso Estado tem um Código de Proteção aos Animais que estabelece normas para a proteção, defesa e preservação de todos os bichos. Porém, o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza”, afirma a proprietária de pet shop.

Eloisa destaca que, em 11 anos de trabalho com animais, são cada vez mais constantes casos de bichos desprovidos de limpeza, tosa, movimentação, sol e local adequado para descanso. “Os tutores precisam ter consciência de que o animal depende inteiramente deles. Ou seja, ter um bicho de estimação significa vacinação, vermifugação, castração, passeios, limpeza do abrigo, brincadeiras, boa alimentação, hidratação e periódicas visitas ao veterinário. Não pode ser o simples ter por ter.”

Eloisa indica que, ao adotar um cão ou gato, os tutores devem reservar um valor para as emergências, como remédios e tratamentos. “Para não serem pegos de surpresa, vale a pena se organizar para eventuais problemas de saúde dos bichos de estimação e buscar ajuda de um veterinário a qualquer sinal de doença. Outra questão importante é a castração dos animais.”

A proprietária de pet shop acrescenta que, assim como não se pode bater em crianças, também não é permitido maltratar animais. “As pessoas devem saber que elas podem ser denunciadas e responder a processo. E quem tiver conhecimento de casos de maus-tratos deve ligar para a polícia”, diz.

Segundo Eloisa, a lei que protege os animais no Estado é extensa e abrange inclusive a questão dos bichos em circos. “Como qualquer outro animal, os cachorros são proibidos nos circos do Estado de São Paulo. Além disso, é vedado vender ou expor à venda animais em áreas públicas, como feiras, sem a devida licença de autoridade competente. A população deve boicotar esse tipo de atração”, recomenda a empresária.

 “Ter um bicho de estimação não é brincadeira. Envolve atenção e principalmente responsabilidade na guarda. Destacando que qualquer prática de maus-tratos ou crueldade contra animais é crime”, conclui Eloisa.

 Fonte: JC Rio Claro

Você viu?

Ir para o topo